Publicado em: 03/12/2009 09:45

Encontro para líderes públicos em Foz

O Governo do Paraná realiza esta semana, entre os dias 1 e 4, em Foz do Iguaçu, a 6ª edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (2009-2010). O encontro destina-se a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, tendo como fio condutor o debate sobre as oportunidades que se abrem aos municípios no pós-Crise Econômica Mundial. O prefeito de Ibiporã, José Maria, participa do evento.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o evento tem a finalidade de capacitar os gestores municipais para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável local e regional. Perto de 2 mil líderes participam do encontro.

Participaram da cerimônia de abertura o governador Roberto Requião, o vice Orlando Pessuti, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Elias Fadel, e o presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva.

ATIVIDADES

O encontro tem mini-cursos, palestras, painéis e conferências, sendo abordados temas como a relação dos líderes municipais com a imprensa, técnicas de oratória, gestão pública, desenvolvimento e distribuição de renda, agilização e retomada do desenvolvimento na administração pública, habitação popular, bem como desenvolvimento urbano sustentável em segurança pública.

O professor da Universidade de Brasília (Unb), Dercio Garcia Munhoz, ministra nesta quinta-feira (3) pela manhã, conferência sobre \"Desenvolvimento e Distribuição de Renda\". À tarde, prefeitos e secretários municipais de educação recebem material digital com os resultados do levantamento e mapeamento das rotas do transporte escolar, trabalho realizado pela secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Educação (Seed).

Às 16 horas, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, fala sobre o novo padrão civilizatório. Às 17h30 inicia a mostra de cinema paranaense com a exibição dos filmes vencedores da primeira e da segunda edições do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo.

Na sexta-feira (4), às 9h30, o presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), Nildo Ouriques, o economista Carlos Lessa e autoridades participam da gravação do programa Brasil Nação, da TV Educativa, debatendo o tema \"Crise: problema ou oportunidade\".