Publicado em: 08/12/2009 08:45

Reinauguração da Casa Abrigo São Francisco de Assis

Reinauguração da Casa Abrigo São Francisco de Assis Reinauguração da Casa Abrigo São Francisco de Assis

A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou, no final de novembro, a Casa Abrigo São Francisco de Assis, que terá a missão de acolher crianças em situação de vulnerabilidade e que precisam ficar em caráter de excepcionalidade com as mães sociais. Na realidade, foi uma reinauguração, pois a casa já existia (foi criada em 1998, na gestão do ex-prefeito Nadir Bigati), mas estava fechada para readequações e agora oferecerá um serviço de excelência para esse público infantil.

Para reformar o espaço e dotá-lo de uma infra-estrutura mais adequada (como parquinho, jardim, quadra de esporte e espaços aconchegantes dentro da casa) o governo municipal fez investimentos e recebeu recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA). Por esse motivo, a secretária de Assistência Social, Carla Sabino, fez um agradecimento especial à Secretaria de Estado da Criança e Juventude e ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

Para concluir a reforma, a Prefeitura contou com serviços de apoio do Núcleo Ambiental da Escola de Formação da APMIF (que fez o jardim e o gramado), da Fundação Cultural (a decoração da casa) e da loja do Centro do Artesanato.

Uma das mães sociais será Vera Regina Henrique, que já trabalhou na Casa Abrigo entre os anos de 2000 e 2008. \"É muito gratificante trabalhar com essas crianças, pois elas precisam muito de carinho. E como nos doamos, elas acabam se apegando a nós, à casa e às outras crianças\", relata Vera.

A inauguração contou com a presença do Exmo.sr. Juiz da Comarca de Ibiporã, Dr. Sérgio Aziz Neme, da Exma. Promotora de justiça Révia Peixoto de Paula Luna, da vice-prefeita Sandra Moya e da primeira-dama Eliana Ferreira, entre outras autoridades. Dr. Sérgio Neme parabenizou a Administração Municipal por reativar a casa que, segundo ele, \"tem feito tanta falta\". \"Será com certeza um grande avanço para a proteção das crianças do nosso município\", enfatizou.

Dra. Révia desejou que \"essa casa seja abençoada, embora seja apenas para atender situações de excepcionalidade\". \"Felizmente o Município demonstra o comprometimento da sua área de assistência social com a situação de risco\", elogiou a promotora.

A primeira-dama Eliana lembrou que embora seja um espaço de qualidade, \"é um local que devemos usar pouco\". \"Sim, porque em Ibiporã temos que investir cada vez mais nas famílias e no fortalecimento da estrutura familiar. Essas situações em que a criança tem que ser retirada temporariamente do convívio dos pais deve ocorrer o mínimo possível. Gostaríamos que essa casa não precisasse existir e queremos que ela seja apenas o ponto de partida para um trabalho maior de promoção da famílias no município\", afirmou.

Sandra Moya, por sua vez, colocou os projetos sócio-culturais da sua Secretaria (Cultura) à disposição das crianças que passarem pela casa e solicitou: \"Realizamos um grande trabalho de promoção social com os nossos projetos e queremos utilizar esse espaço, realizando aqui várias atividades. Que, através da cultura e do esporte, possamos promover as nossas crianças e prevenir para que as famílias não cheguem a situações de risco\", comentou.