Agricultura

Publicado em: 14/12/2009 10:00

Patrulha do DER e Prefeitura iniciam obras nas estradas rurais

Patrulha do DER e Prefeitura iniciam obras nas estradas rurais Patrulha do DER e Prefeitura iniciam obras nas estradas rurais

A Patrulha Rodoviária Rural do Governo do Estado e a Prefeitura de Ibiporã iniciaram no mês passado os trabalhos de readequação das estradas rurais no município. A patrulha utiliza máquinas e caminhões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e está realizando os serviços em Ibiporã por meio de convênio firmado recentemente pelo prefeito José Maria com o Governo do Estado.

Na mesma ocasião em que assinou o convênio, o prefeito também conseguiu do Estado recursos para a construção de dez pontes de concreto em Ibiporã que estão substituindo antigas pontes de madeira para poderem suportar o pesado tráfego de máquinas agrícolas.

O projeto da Patrulha Rural é readequar 40 km nas principais estradas do município. Já foram realizadas obras de melhoria e moledamento nas regiões da Água da Fartura e na Estrada do Guarani. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Carlos Henrique Frederico, que vem fazendo ainda a indicação dos trechos que mais necessitam de melhorias - em função do trânsito de máquinas e caminhões que recebem durante a safra.

No mês de dezembro, a Patrulha terá um período de recesso e retomará os trabalhos em janeiro, quando iniciará a readequação em outras três estradas: da Água das Abóboras (nas proximidades da Capela São Pedro), da Água dos Cágados e da Água da Boa Esperança. \"As chuvas que caíram abundantemente em novembro atrapalharam bastante a operação, mas estamos satisfeitos com as melhorias\", disse o secretário Carlos Henrique.

Ele destaca que a ação tem ainda a parceria da Emater que, por meio dos seus técnicos, está propondo onde se fazer as caixas de contenção da água da chuva para se evitar a erosão nas estradas.

\"Aproveitamos a oportunidade para pedir aos agricultores para que façam curvas de nível e as ações de conservação de solo em suas propriedades, conforme é recomendado pela assistência técnica\", solicita Carlos Henrique. Algumas destas ações são o plantio direto ou o plantio em nível, que, segundo ele, evitam que a água da chuva escorra para a estrada. \"Se fizerem isso, o trabalho de conservação das estradas que está sendo feito pela Patrulha Rural terá um maior tempo de vida útil\", afirmou.