SAMAE

Publicado em: 13/12/2009 13:00 | Fonte/Agência: (com informações da Assessoria de Imprensa da Master Ambiental)

Reciclagem em Ibiporã aumenta 170% com novo sistema de coleta

Reciclagem em Ibiporã aumenta 170% com novo sistema de coleta Reciclagem em Ibiporã aumenta 170% com novo sistema de coleta

A coleta de lixo reciclável em Ibiporã passou de 1.500 kg para 4 mil kg por dia após 30 dias de implantação do novo sistema de separação e coleta de lixo. O programa, inédito no país, baseia-se na separação do lixo doméstico em três tipos: reciclável (papel, plástico, metais e vidro), orgânico (restos de comida) e rejeito (papel higiênico, fraldas e absorventes).

A análise técnica da composição do lixo mostra que 80% dos resíduos gerados nos 16 mil imóveis do município são compostos por orgânicos e recicláveis. O lixo orgânico já está sendo destinado ao processo de compostagem - produção de adubo. Com isso, somente o rejeito, que responde por 20% do lixo, é que será enviado para aterro sanitário. Todo o restante passará por processo de reciclagem e produção de adubo.

A análise dos dados nos primeiros 30 dias do programa mostra também que a coleta de rejeito passou de zero para 2 mil kg por dia. Antes do novo sistema, o rejeito era coletado juntamente com o orgânico e não era computado separadamente. O lixo orgânico, que atualmente está sendo separado nas residências, tem apresentado queda no volume - em razão da melhoria da separação de recicláveis e orgânico. A pesagem mostrou queda de 31 toneladas para 25 toneladas por dia.

RELATÓRIO

Todos os tipos de resíduos são pesados diariamente e monitorados pelo município. O monitoramento dos volumes de lixo é feito diariamente e o relatório dos primeiros 30 dias foi encaminhado para o prefeito José Maria.

"Os números iniciais mostram que a população de Ibiporã já entendeu o novo sistema e está colaborando fortemente. Isso é muito bom para a cidade, que terá melhor qualidade de vida, e para o meio ambiente, que está se vendo livre de uma grande quantidade de lixo", explicou o responsável técnico da Master Ambiental - empresa que está coordenando a implantação do sistema -, Fernando de Barros.

A coleta em Ibiporã é realizada pela Kurica/Seleta Ambiental e a supervisão dos trabalhos fica a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE).

VISITA

O prefeito José Maria recebeu do empresário Fernando de Barros, da Master Ambiental, um balanço dos resultados expressivos dos primeiros 30 dias do novo sistema de coleta de lixo em Ibiporã. No gabinete do prefeito, Barros também mostrou detalhes da campanha e os ímãs de geladeira entregues em todos domicílios, que informam sobre os dias em que os caminhões passam recolhendo os três tipos de lixo. Detalhes sobre o novo sistema estão disponíveis no site da Prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br). Basta acessar o link na parte de baixo da página inicial

ÍMAS DE GELADEIRA

Para conscientizar a população sobre o novo programa, foram distribuídos imãs de geladeira para todos os imóveis de Ibiporã, contendo os dias de coleta em cada região, além de folders explicativos, e dezenas de palestras e reuniões com a comunidade.

PEÇA DE TEATRO

A conscientização das crianças e adolescentes está sendo objeto da apresentação de uma peça de teatro nas 21 escolas municipais e estaduais. Com o nome "Que lixo é este!", a peça, que mostra um grupo de bichos lutando para reduzir o lixo na floresta, é interativa e conta com a participação ativa da criançada.

Cronograma de Teatro nas Escolas

08h30 (Esc. Mun. Vera Lúcia) e 10h30 (Col. Est. Basilio de Lucca)

14h30 (Esc. Mun. Vera Lúcia) e  16h30 (Col. Est. Basilio de Lucca)

08h30 (Esc. Mun. Castelo Branco) e 10h30 (Esc. Mun. Sebastião Luiz)