SAMAE

Publicado em: 16/12/2009 07:15

Teatro divulga campanha de separação de lixo nas escolas

Teatro divulga campanha de separação de lixo nas escolas Teatro divulga campanha de separação de lixo nas escolas

A empresa Master Ambiental levou durante o mês de dezembro uma peça de teatro para as 21 escolas municipais e estaduais de Ibiporã com o objetivo de ensinar os alunos a separarem melhor o lixo em suas casas.

A iniciativa integra a campanha de divulgação e conscientização sobre o novo sistema de separação de lixo de Ibiporã, implantado no mês passado pela Master, em parceria com a Prefeitura Municipal - através do SAMAE, que é órgão responsável pelo gerenciamento da coleta de resíduos sólidos no município. O lixo está sendo separado entre orgânico (cascas e restos de comida), reciclável e rejeitos.

Atores contratados pela empresa levaram às escolas a peça "Que Lixo é Este!", bastante interativa e que envolveu os alunos na questão. Na história, uma onça, um macaco e um papagaio lutam para preservar a natureza, limpando a sujeira feita por um urubu.

A aluna da Escola Trem da Alegria, Vitória Fernandes Villa, aprendeu como deve ser feita a separação do lixo. "Achei legal. Agora a gente tem que aprender a reciclar o lixo. Frauda suja no saco cinza e o lixo reciclável no saco verde".

Érica da Silva, professora da escola, falou da importância da peça e do trabalho de conscientização nas escolas. "A peça gera um aprendizado importante para os alunos, pois todos devemos cuidar do meu ambiente", defende Érica.

Valdinéia Fernandes Villa, uma das sócias da escola, acredita que medidas educativas devem ser aplicadas desde cedo com as crianças. "Uma medida educativa que é aplicada nessas crianças, elas vão guardar pelo resto da vida delas".

Apolo Theodoro, o urubu da peça, foi quem adaptou o texto - escrito pela ibiporãense Nathany Ferreira. Apolo defendeu que a criança pode ser um grande personagem no processo de coleta do lixo. "A criança tem facilidade de aprender, porque é interessada. Acho que este trabalho que estamos fazendo nas escolas pode ser um grande aliado na coleta do lixo, para que haja uma conscientização".