Publicado em: 29/12/2009 14:45 | Fonte/Agência: Departamento de TI

Rede de Informática sofre pane, mas dados não são perdidos

A Administração Municipal de Ibiporã informa aos contribuintes e à população em geral que ocorreram problemas no atendimento de pessoas que precisaram dos serviços do Departamento de Tributação da Prefeitura nos dias 22, 23 e 28 de dezembro, devido a um acidente nos servidores de dados e aplicação que atendem a rede de computadores da sede administrativa.

Em função desse contratempo, alguns serviços foram prejudicados, e os funcionários do setor de Tecnologia da Informação (TI) têm trabalhado dia e noite desde os dias que antecederam o Natal até o início desta semana. Graças ao comprometimento da equipe de TI, no dia 23 os departamentos de Contabilidade, Compras, Recursos Humanos e Protocolo funcionaram normalmente. Outros setores internos se normalizaram no dia 28.

De acordo com o diretor do Departamento de TI, Junior Frederico Aliano, aconteceu um erro que corrompeu o arquivo de registros do "Servidor de Domínio", responsável pelo endereçamento de toda a rede lógica que permite que os usuários dos sistemas acessem as pastas de compartilhamento e as bases de dados.

Este problema fez com que o principal equipamento da rede parasse de funcionar, obrigando à reconstrução do servidor de domínio responsável pelo endereçamento de toda a rede. Também foram reconstruídos os servidores de banco de dados.

Diante da necessidade de paralisar o principal equipamento da rede, foi necessário implementar dois novos equipamentos de forma que estes realizassem as funções do servidor principal.

Nenhuma informação referente às operações realizadas pelos
departamentos de Contabilidade, Compras e RH foram perdidas.

AUDITORIA

Na manhã do dia 29 foi instaurada uma auditoria para identificar a razão dos problemas existem indícios de uma tentativa de ataque racker utilizando a técnica conhecida como "boot force", que tem realizado centenas de tentativas de acesso não autorizado aos servidores nos últimos dias.