Publicado em: 30/12/2009 13:15

Viva Seu Bairro vai até a Taquara do Reino

Viva Seu Bairro vai até a Taquara do Reino Viva Seu Bairro vai até a Taquara do Reino

A Prefeitura de Ibiporã levou nesta quarta-feira (30/12) a Operação Viva Seu Bairro para a comunidade rural da Taquara do Reino, promovendo um mutirão de limpeza das ruas, praças e quintais, e atividades de prevenção à saúde e recreação para as crianças. O Viva Seu Bairro é um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das Secretarias de Obras, Educação e Cultura, SAMAE, Defesa Civil e Polícia Militar.

Neste dia, caminhões e máquinas da Prefeitura se deslocam até o bairro para recolher entulhos, móveis velhos, lixo e galhos de árvores, as equipes de combate a endemias percorrem todos os quintais em busca de focos do mosquito da dengue e dão orientações sanitárias aos moradores. Também são realizados vários exames preventivos com os moradores e orientações de saúde bucal.

Essa foi a 6ª Operação Viva Seu Bairro - outras já percorreram durante o ano os Jardins Pérola, San Rafael, Bom Pastor, Monte Verde e Vila Esperança. Nesta quarta-feira, o trabalho dos agentes comunitários, que teve a colaboração de toda a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, foi realizado ainda na Vila Rural da Taquara, que conta com aproximadamente 90 casas.

Estiveram presentes o prefeito José Maria, os vereadores Divá e Maria do Sindicato - que têm fortes vínculos com a Taquara - a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o secretário de Obras, Cláudio Buzeti, o presidente do SAMAE, Nadir Bigati e representantes da PM e do Corpo de Bombeiros.

A secretária Leilaine agradeceu a todos pela colaboração e destacou que o Viva Seu Bairro provoca uma mudança de comportamento nas pessoas depois que recebem as orientações e o bom exemplo dos agentes públicos de saúde. "Percebemos que elas não deixam mais lixo no quintal, mantêm as calçadas e praças mais limpas, pois sabem que serão as primeiras a ter problemas de saúde se não agirem assim. E em tempos de preocupação com dengue todo cuidado é pouco", alerta a secretária.

Leilaine concluiu dizendo que, "apesar das adversidades que tivemos que enfrentar, como a gripe A e os vendavais em Ibiporã, 2009 foi um ano muito bom e de união das pessoas".