Publicado em: 11/01/2010 13:50

Transporte escolar do Paraná é referência para outros Estados

O Espírito Santo estuda soluções adotadas pelo Paraná para resolver o problema do transporte de alunos para as escolas. O secretário de Educação capixaba, Haroldo Corrêa Rocha, conheceu as políticas paranaenses nessa área. Segundo afirmou, o Paraná é referência nacional não só devido às práticas pedagógicas inovadoras, mas também pela valorização dos profissionais.

Ele discutiu as políticas estaduais no último dia 8, com a secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde. Para que cerca de 263 mil estudantes tenham acesso às escolas, o Governo do Estado repassa aos municípios R$ 17 milhões do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, mais R$ 28 milhões do Programa Estadual de Transporte Escolar.

Secretários da Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Santa Catarina já conheceram os avanços educacionais do Paraná.

GEORREFERENCIAMENTO

O sistema de georreferenciamento utilizado pela Secretaria da Educação consiste em encaminhar os alunos da rede pública à escola estadual mais próxima de sua residência. A localização dos alunos é mapeada através do número de identificação na fatura de energia elétrica. Este sistema foi criado para atender a legislação vigente, que garante ao aluno o direito de estudar na escola mais próxima.

A diretora de Administração Escolar, Ana Lúcia Albuquerque Schulhman, lembrou que realizando esta matrícula, consegue-se uma economia nos investimentos uma vez que o uso do transporte escolar é destinado apenas aos alunos que realmente necessitam dele por morarem longe da escola.

Para que alunos cheguem à escola com mais rapidez e conforto a Secretaria da Educação com a de Desenvolvimento Urbano) e com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), desenvolveram o software do Transporte Escolar Georreferenciado.

A Secretaria da Educação investiu na compra de GPS (instrumento de navegação por satélite) e funcionários dos núcleos regionais de educação acompanharam cada ônibus para registrar a distância de cada aluno colocado no sistema de georreferenciamento. Desta forma, foram identificadas as rotas escolares, melhorando o processo de distribuição de alunos e possibilitando a economia nos custos de investimento em transporte dos municípios. Os prefeitos receberam o software em dezembro do ano passado.

INVESTIMENTOS

No ano passado, foram adquiridos 1.100 ônibus escolares destinados aos estudantes das zonas rurais -investimento de R$ 133,4 milhões. Os veículos cumprem normas do Conselho Nacional de Trânsito. Os bancos têm encosto para cabeça, cinto de segurança individual e lugar adequado para guardar o material escolar. Os veículos são mais altos para facilitar o tráfego nas estradas de terra. O gerenciamento do transporte é de responsabilidade do município que aderiu ao programa para pagamento de motoristas e combustível.

Os motoristas receberam da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) treinamento sobre noções básicas de primeiros socorros e de manutenção, direção defensiva, saúde e segurança. Somente depois da certificação dos motoristas e do pagamento do seguro pela prefeitura os veículos foram entregues. No total, 378 municípios paranaenses com menos de 100 mil habitantes foram beneficiados com o Programa Estadual do Transporte Escolar.

(AEN - 08/01/2010)