SAMAE

 

Publicado em: 25/01/2010 09:49

SAMAE finaliza o ano com número recorde de 70 pregões


Whatsapp

 

          O SAMAE de Ibiporã divulgou relatório de seus processos licitatórios realizados em 2009 que comprova eficiência na administração pública no primeiro ano de administração do ex-prefeito e agora diretor-presidente do SAMAE, Antonio Nadir Bigati.

      No ano passado, a Autarquia realizou o número recorde de 70 pregões, totalizando 82 atas de registro de preços, 8 convites, 6 processos de inexigência e 73 dispensas.

      Os números impressionam, se comparados com 2008, quando houve, por exemplo, 25 pregões e 34 convites ou ao ano de 2007 quando houveram 85 convites e apenas 09 pregões.

       Uma das razões para o expressivo aumento do número de pregões é que, além da economia proporcionada pela modalidade - indicada inclusive pelo Tribunal de Contas -, pela primeira vez na história da Autarquia, passou a existir desde o início da gestão Nadir Bigati um setor responsável pelas Licitações e não apenas uma Comissão para julgar os processos, como era antigamente.

       De acordo com o pregoeiro e presidente da Comissão de Licitações, Sérgio Issao Ushijima, a existência de um setor responsável pelos processos licitatórios foi fundamental para que todos fossem devidamente elaborados, documentados, publicados para uma maior transparência e arquivados de acordo com as exigências legais.

 

ECONOMIA AOS COFRES PÚBLICOS

       Sérgio disse que o pregão é uma modalidade licitatória que permite maior concorrência e isonomia entre os participantes, e a disputa não fica restrita à menor proposta apresentada, como acontece com os convites. Mas sim, na busca de menores preços, através da fase de lances que, segundo afirmou, \"faz com que haja uma grande economia aos cofres públicos em relação aos preços ofertados inicialmente\".

        Além de proporcionar a redução dos preços nos produtos e serviços adquiridos pela Autarquia, a modalidade de pregão é uma das melhores para que não haja combinações entre os concorrentes. Pois caso haja algum indício, o pregoeiro pode suspender o processo, como aconteceu no final do ano quando uma sessão foi suspensa e toda documentação enviada ao Ministério Público para se investigar uma possível suspeita de combinação de preços entre os licitantes.

 

TRANSPARÊNCIA

        Com os números expressivos de economia proporcionados pelos pregões, \"o SAMAE mostra mais uma vez competência e austeridade com o dinheiro público\", afirma o diretor-presidente, Antonio Nadir Bigati. \"Pretendemos continuar esse trabalho com o objetivo de fazer uma administração transparente e mais eficiente\", completou.