Publicado em: 19/01/2010 09:02

Usina de Leite de Ibiporã será construída em breve

Usina de Leite de Ibiporã será construída em breve Usina de Leite de Ibiporã será construída em breve

Em breve deverá ser iniciada a construção da Usina de Beneficiamento de Leite de Ibiporã, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em conjunto com a Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã, que contou com recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti) e do Iapar.

A usina de leite começou a se tornar realidade quando a Prefeitura doou à Associação de Produtores um terreno de 7.500 m2 para a construção do barracão onde funcionará o laticínio. Desde então, o município vem acompanhando todo o processo de busca de recursos junto ao Governo do Estado para a compra de equipamentos e a construção.

Em julho de 2009, a Administração Municipal conquistou, por meio do prefeito José Maria, um repasse dos R$ 350 mil que faltava para a concretização do projeto. O recurso veio da Seti e garantido pela secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Puppato. O anúncio e a assinatura do convênio entre as partes aconteceu durante a festa do Dia do Agricultor, realizada no Centro de Eventos de Ibiporã.

A compra dos equipamentos, que são a usina de pasteurização e processamento de leite, ficou a cargo do Iapar, que já homologou o processo e a licitação está em fase final. Os equipamentos custarão R$ 198 mil.

Já a construção do barracão de 135 m2 será competência da Prefeitura e custará R$ 135.900. A obra estará pronta até o mês de novembro. De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Tomás Falkowski, o que atrasou um pouco a obra foram os trâmites de troca do terreno que havia sido inicialmente doado pelo município à associação.

\"Como o primeiro terreno ficava numa área já bem urbanizada, no Jardim Antônio Semprebom, e o prefeito José Maria pretende aproveitá-lo melhor para construir no local uma escola para atender à população, optou-se por edificar a usina de leite em outra área mais rural, porém na mesma região do município\", explicou Falkowski.

O diretor ressalta que a decisão de mudança de terreno teve a concordância unânime dos produtores, que entenderam os motivos da Prefeitura e sabem que continuarão com um terreno com boa localização.