Finanças

Publicado em: 19/01/2010 09:40

Desconto de 20% para o IPTU à vista

Desconto de 20% para o IPTU à vista Desconto de 20% para o IPTU à vista

Com o cadastro do Setor de Tributação já organizado após o grande mutirão feito no ano passado, por decisão do prefeito José Maria, a Prefeitura Municipal começa a fazer a partir de 18 de janeiro a distribuição dos carnês do IPTU 2010 para os contribuintes.

Os carnês serão entregues no domicilio do contribuinte por funcionários da Prefeitura. A orientação da Secretaria Municipal de Finanças é que as pessoas aguardem a chegada do boleto em casa. \"É que a pessoa poderá vir em vão atrás do seu carnê no Setor de Tributação, pois o carnê dela provavelmente estará nas mãos do servidor, que entregará em seu domicílio\", comentou o secretário de Finanças, Roberval dos Santos.

Roberval pede que a população aguarde a chegada do carnê na sua casa até o dia 1º de fevereiro. \"Se após essa data ainda não tiver chegado, daí podem vir retirar na Prefeitura\".

O prazo para o pagamento à vista com 20% de desconto vai até 10 de fevereiro. \"É um desconto considerável\", salienta Roberval.

A expectativa da Prefeitura é conseguir uma arrecadação de R$ 2,9 milhões com o IPTU 2010, valor 8% maior do que o arrecadado em 2009 (R$ 2.693.745,60). Foram emitidos 15.974 carnês. Este ano, que foi o primeiro em que os carnês foram emitidos pela administração José Maria, a novidade é que os boletos poderão ser pagos em qualquer banco, além das casas lotéricas. Até o ano passado, o tributo só podia ser pago na Caixa ou nas casas lotéricas.

Outra ação da atual administração foi a organização geral do cadastro do Setor de Tributação, que apresentava falhas. Por erros em administrações passadas, muitos contribuintes apareciam como devedores de IPTU nos anos de 2004 e 2005, quando na verdade não eram. Estes foram convocados para vir à Prefeitura no ano passado, num chamamento que foi feito pelo prefeito e os que apresentaram seus comprovantes de pagamento tiveram o seu cadastro limpo e corrigido na Tributação.

CADASTRO DE EMPRESAS

Além das correções no cadastro do IPTU, a Prefeitura também regularizou no ano passado o seu Cadastro de Atividade Econômica, que inclui as empresas registradas na cidade e autônomos com inscrição municipal. O objetivo foi \"limpar\" os cadastros de contribuintes já inativos para se saber realmente com qual valor de arrecadação de impostos e taxas a Prefeitura pode contar, explicou Roberval dos Santos.

Foi publicado no mês de outubro um edital de convocação de todos os contribuintes que apareciam como inadimplentes há mais de dois anos para que comparecessem à Prefeitura para se regularizar num prazo de até 30 dias. Alguns quitaram seus débitos e para os que não compareceram, a Prefeitura deu baixo nos cadastro por ofício.

\"Com isso, demos baixa por ofício em 1.900 cadastros que estavam inativos. Eram cerca de 3.760 e ficaram agora 1.860 nomes, que são os reais contribuintes em atividade\", esclareceu Roberval.

IPTU 2010 - Prazos para pagamento

Até 10 de fevereiro - com 20% de desconto (cota única)

Até 10 de março - com 10% de desconto (cota única)

Após 10 de março - parcelado em até 10 vezes sem juros