Finanças

Publicado em: 19/01/2010 10:40

Atual gestão municipal organizou e limpou os cadastros dos contribuintes

Nesta semana em que se inicia a cobrança do IPTU em Ibiporã é fundamental lembrar de uma ação da atual administração que está permitindo a correta cobrança dos contribuintes. Por determinação do prefeito José Maria, foi feita no segundo semestre de 2009 a reorganização  geral do cadastro do Setor de Tributação, que apresentava falhas.

Por erros em administrações passadas, muitos contribuintes apareciam como devedores de IPTU nos anos de 2004 e 2005, quando na verdade não eram. Estes foram convocados para vir até a Prefeitura, num chamamento geral feito à população, e os que apresentaram os comprovantes de pagamento de 2004 e 2005 tiveram o seu cadastro limpo e corrigido no setor.

CADASTRO DE EMPRESAS

Além das correções no cadastro do IPTU, a Prefeitura também regularizou em 2009  o seu Cadastro de Atividade Econômica, que inclui as empresas registradas na cidade e autônomos com inscrição municipal. O objetivo foi \"limpar\" os cadastros de contribuintes já inativos para se saber realmente com qual valor de arrecadação de impostos e taxas a Prefeitura pode contar, explicou o secretário municipal de Finanças, Roberval dos Santos.

Foi publicado no mês de outubro um edital de convocação de todos os contribuintes que apareciam como inadimplentes há mais de dois anos para que comparecessem à Prefeitura para se regularizarem num prazo de até 30 dias. Alguns quitaram seus débitos e os que não compareceram, tiveram os seus cadastros baixados por ofício  pela Prefeitura.

\"Com isso, demos baixa por ofício em 1.900 empresas e profissionais que estavam inativos.  Eram cerca de 3.760 e ficaram agora 1.860 nomes, que são os reais contribuintes em atividade\", esclareceu Roberval.