SAMAE

Publicado em: 12/02/2010 13:07

Todos cuidando da cidade

Todos cuidando da cidade Todos cuidando da cidade

A experiência de Ibiporã com o novo sistema de separação de lixo, iniciado no segundo semestre de 2009, está sendo bem sucedida conforme as primeiras avaliações. A operação vem sendo desenvolvida pela prefeitura municipal através da empresa Kurica/Seleta, e com a supervisão do SAMAE. Os moradores estão sendo orientados a separar em casa, em sacos diferentes, o lixo reciclável, os orgânicos (que estão sendo transformados em adubo) e os rejeitos.

Não é difícil fazer a coisa certa, é uma questão de mudança de hábito. Veja como se deve separar o lixo:

LIXO RECICLÁVEL (saco verde) - É o mesmo saco que o SAMAE já recolhia antes, nele devem ser colocados os materiais plásticos, vidros, metais, alumínio, papel e papelão e tudo mais que possa ser reutilizado.

REJEITOS (saco cinza) - fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos e tudo que não puder ser reutilizado ou reciclado.

LIXO ORGÂNICO (outros sacos) - composto por restos de comida, cascas de frutas, verduras e sobras de alimentos que, através do processo de compostagem, irão virar adubo;

Com a separação correta, o volume de lixo que agora vai para o aterro, localizado às margens do Contorno Norte, diminuiu quase seis vezes. O volume total, que antes era de 29 toneladas diárias em média, hoje caiu para apenas 4,5 toneladas/dia. \"Está indo para o aterro só mesmo o rejeito, que não tem como ser reaproveitado\", diz o diretor de Limpeza Pública, Miguel Gardini. A empresa Kurica está dando a correta destinação aos demais materiais - recicláveis e o lixo orgânico.

Outra ótima notícia é que aumentou o tempo de vida útil do aterro de Ibiporã, que estava saturado. A empresa Kurica abriu uma nova vala e está depositando os rejeitos de uma forma que ocupa muito pouco espaço do aterro.