Publicado em: 18/02/2010 11:08

Fundação já prepara o ‘Musical do Café’ para receber os turistas

Fundação já prepara o ‘Musical do Café’ para receber os turistas Fundação já prepara o ‘Musical do Café’ para receber os turistas

Será o \'Musical do Café\', que já começou a ser preparado por professores e funcionários da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) e que contará com a participação de alunos das escolas de dança, música, teatro e de artes plásticas da FCI.

De acordo com o projeto idealizado pelo Sebrae/PR, os turistas da Rota do Café percorrerão várias cidades para conhecer antigas fazendas e torrefações, visitarão propriedades, pousadas, centros culturais e lojas.

Em Ibiporã conhecerão - entre outras atrações - o futuro Museu do Café, que será montado dentro do prédio da Estação Ferroviária, que está sendo totalmente revitalizado para se transformar em um centro histórico, cultural, social e de lazer.

Além do Museu do Café, Ibiporã oferecerá aos turistas os produtos do Centro do Artesanato, que passarão a ser confeccionados com motivos relacionados ao café. E no Cine Teatro Pe. José Zanelli serão envolvidos por uma atmosfera de época com o Musical do Café, que remeterá os presentes às décadas de 30 e 40, quando o café era a a \"moeda forte\" e a identidade cultural da região.

O projeto do musical vem sendo coordenado pela vice-prefeita e também secretária municipal de Cultura e Turismo, Sandra Moya. \"Queremos mostrar o talento do povo de Ibiporã e receber os turistas de braços abertos\", afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da FCI, Julio Dutra, o Sebrae quer que o espetáculo já esteja pronto até o mês de junho, para possa ser apresentado como um dos atrativos da Rota do Café. \"Este musical contará a história do café e a sua chegada ao Norte do Paraná, onde foi decisivo para o rápido desenvolvimento da região\", informa Dutra.

Segundo ele, o musical terá a colaboração de todas as áreas artísticas da Fundação e também abrirá oportunidade para quem é de fora e gosta de cantar, dançar e encenar. Em breve, a produção da montagem iniciará testes para selecionar o elenco.