Meio Ambiente

 

Publicado em: 09/03/2010 09:05

Prefeitura apresenta Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos


Whatsapp

 

   A Prefeitura de Ibiporã recebeu na quinta-feira, dia 4, o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGRS), elaborado pela empresa Master Ambiental e que prevê o gerenciamento ambientalmente correto de todos os resíduos sólidos produzidos no município. Estão nesta categoria os vários tipos de lixo (orgânico, reciclável, hospitalar e rejeito), entulhos e resíduos da construção civil, além de galhos e restos de podas.

   Após a apresentação inicial, o PMGRS será analisado por um grupo consultivo indicado pelo prefeito José Maria e passará por audiência pública. Após esta fase, se transformará em projeto de lei e será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação.

   Estiveram presentes à apresentação, no gabinete, o prefeito José Maria, a promotora de Defesa do Meio Ambiente de Ibiporã, Révia Aparecida de Paula Luna; o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Diógenes Magri; o presidente do SAMAE, Nadir Bigati, e o diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini; o especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Fernando de Barros, e o técnico Caio Dalla Zanna, ambos da Máster Ambiental.

   Dentre as mudanças, Barros destacou a responsabilização dos grandes geradores pelo recolhimento e destinação final de seus resíduos, a implantação de lixeiras e mobiliário em toda a cidade, destinação e tratamento correto de todos os tipos de resíduos, e a sugestão de criação de uma cooperativa de catadores de material reciclável.