Publicado em: 27/08/2012 09:10

Ipês em flor

Um exemplo são os ipês em flor nesta época do ano na região. As fotos de Maurício Zubinski, tiradas em 13 de agosto, mostram ipês amarelos carregados em Ibiporã. Em poucos dias, cairão todas essas pétalas amarelas. E então será vez dos ipês brancos.
   O biólogo Diógenes Magri, secretário municipal de Meio Ambiente de Ibiporã, explica que todos os anos florem primeiro os ipês roxos (normalmente entre junho e julho), depois os amarelos (entre agosto e setembro) e, por fim, os brancos (de setembro a dezembro): “É um ciclo. Primeiro caem as folhas, depois acontece a floração e em seguida a germinação das novas folhas”, explica o biólogo.
   A Prefeitura dispõe, no seu Viveiro, de mudas de ipê branco e amarelo para os moradores que quiserem plantar a árvore em frente à sua casa ou estabelecimento.
   Árvore nativa da floresta de Araucárias, o ipê é espécie indicada para arborização viária urbana. Como suas raízes são profundas, não comprometem as calçadas. Abelhas, outros insetos e beija-flores gostam do néctar produzido pelas flores e, ao visitá-las, carregam pólen e o transportam para outras flores, ocorrendo assim a polinização.