Publicado em: 31/08/2012 16:53

Ponte sobre o Ribeirão Lindóia está liberada

Ponte sobre o Ribeirão Lindóia está liberada Ponte sobre o Ribeirão Lindóia está liberada

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, concluiu esta semana a reconstrução da ponte sobre o Ribeirão Lindóia, na Estrada do Guarani, área rural. A ponte já está liberada ao tráfego de veículos de qualquer porte. É uma construção robusta que comporta o trânsito de carretas e grandes máquinas agrícolas, portanto adequada para o escoamento da safra. A estrada é principal via de acesso à Água das Abóboras (Região Norte do Município), que concentra grande quantidade de propriedades.

A ponte havia sido destruída pelas chuvas fortes do dia 15 de outubro de 2011, que derrubaram também as pontes sobre o rio no Município de Londrina e causaram prejuízos em vários municípios. Com a interdição da ponte sobre o Lindóia, a Prefeitura de Ibiporã construiu nas proximidades uma ponte alternativa, de madeira, sobre o Rio Jacutinga, para que os moradores e agricultores continuassem tendo acesso fácil à cidade. Esta segunda ponte foi entregue em menos de um mês.

Criada a via alternativa, a Secretaria de Obras passou a trabalhar na reconstrução da ponte principal (sobre o Lindóia), mas decidiu-se fazer uma estrutura maior, que resolvesse em definitivo o problema das enxurradas.

Foi licitada a compra de dois Ármcos (tubulações de aço de 2m de diâmetro por 20m de comprimento), que servirão como "ladrão" para aumentar a vazão da água, instalados no local onde a cabeceira da ponte foi destruída duas vezes.

A obra já estaria pronta há dois meses se não tivesse ocorrido uma outra chuva forte, no dia 19 de junho (quando choveu mais de 200 milímetros em apenas 24 horas), que levou embora todo o aterro que estava sendo feito e parte da cabeceira. Após os estragos, o trabalho foi reiniciado e as equipes da Prefeitura se dedicaram para executar uma obra reforçada que não sofra mais com as intempéries.

O trânsito já está liberado, mas para dar maior segurança aos motoristas, a Prefeitura irá colocar uma proteção com placas para direcionar o tráfego para a ponte.