Finanças

Publicado em: 05/04/2010 14:12

Nota fiscal eletrônica

Nota fiscal eletrônica Nota fiscal eletrônica

Dando cumprimento à meta estabelecida pelo prefeito José Maria de modernizar a gestão administrativa e informatizar seus serviços, com o objetivo de atender mais rapidamente o cidadão e melhorar a arrecadação - esta sendo a saída encontrada pela Administração Municipal - Ibiporã será a primeira cidade do Norte do Paraná a implantar a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFE).

Por enquanto, conforme apurou o secretário municipal de Finanças, Roberval dos Santos, somente Curitiba tem esse sistema eletrônico de emissão de notas já implantado, processo que iniciou este ano.

Em Ibiporã, a implantação se dará em meados deste mês e funcionará inicialmente como projeto piloto do qual participarão 15 empresas locais, por um período de 60 dias. Decorrido o prazo, a implantação da NFE será estendida a todas as empresas e profissionais autônomos do município.

Para explicar detalhes sobre como se dará a mudança, o prefeito José Maria convocou os contadores da cidade para uma reunião realizada no último dia 26, na Prefeitura, quando foi assinado o decreto que regulamentará a nota eletrônica de serviços.

\"É uma iniciativa pioneira de Ibiporã e trará muitos benefícios aos contribuintes e agilizará os serviços da Administração no recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS). Ibiporã larga na frente ao adotar essa novidade, já que a nota eletrônica normalmente só é emitida nas grandes cidades\", reforçou José Maria.

O secretário Roberval enumerou as vantagens que o novo sistema trará: \"Para os empresários, a nota eletrônica garantirá maior controle dos pagamentos, acabará com despesas com a emissão de talonário e permitirá respostas imediatas do poder público para a emissão de certidões e outros documentos de interesse da empresa\".

Já para o poder público, haverá o acompanhamento \"on-line\" do saldo tributário das empresas e \"isso ajudará o Município a promover maior justiça fiscal, pois será um importante instrumento de combate à sonegação. Além disso, garantirá para nós maior confiabilidade dos dados\", acrescentou o secretário.

Os prestadores de serviço e empresas poderão emitir a nota de três formas: direto pelo site da Prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br) acessando um link, por envio de lotes de arquivos ou pela plataforma Web Service, com certificação digital ou senha de acesso.

INCENTIVO AO CIDADÃO

Para garantir o sucesso da adoção da nota por parte das empresas e para evitar a não-declaração do serviço prestado, a Prefeitura dará um incentivo aos cidadãos para que cobrem a nota eletrônica quando fizerem qualquer tipo de pagamento a título de serviço, seja a um pedreiro, ou a um profissional de saúde, ao serralheiro ou qualquer outro profissional ou empresa.

Cada vez que o cidadão pedir a nota eletrônica ela irá acumular pontos em um controle eletrônico feito pela Prefeitura que garantirá descontos no seu IPTU do ano seguinte. \"Portanto, peça a nota eletrônica. É bom para você e para o município\", finaliza o secretário.