Publicado em: 11/10/2012 16:51

Alunos andam a cavalo como presente do Dia da Criança

Alunos andam a cavalo como presente do Dia da Criança Alunos andam a cavalo como presente do Dia da Criança

Duas comitivas de cavaleiros de Ibiporã se uniram para dar um 'presente diferente' relativo ao Dia das Crianças, nesta quinta-feira (11/10). Os privilegiados foram 70 alunos da Escola Municipal Castelo Branco e outras crianças da comunidade Taquara do Reino, já que a festa foi aberta para quem quisesse participar.

Convidados pela direção da escola, os representantes das Comitivas Boa Esperança e Taquara do Reino levaram os seus cavalos à sede do distrito para divertir as crianças. A fila era grande e as crianças ficavam ansiosas para dar uma volta no animal. A maioria delas nunca tinha visto de perto um cavalo, quanto mais montado em um.

"Apesar de morarem num distrito, eles não têm contato com animais desse porte, porque a maioria das propriedades em volta são agrícolas e eles vivem aqui numa realidade quase urbana. Os seus pais, a maioria trabalha na cidade, por isso o contato com o cavalo foi para eles uma novidade", afirmou Cláudio Scapelatto, que desenvolve um projeto com capoeira na cidade e integra também a Comitiva da Taquara, que conta com 15 membros.

O presidente da Comitiva Boa Esperança, Fernando Burghi, falou para as crianças sobre a importância dos cavalos e muares (burro, mula) como meio de transporte no passado e ressaltou a necessidade de as pessoas da cidade valorizarem mais a vida no campo, sabendo o que o meio rural produz para a cidade. "Temos a comitiva como uma forma de divulgar a tradição rural e fazemos isso com o maior gosto", enfatizou. Seu grupo reúne cerca de 30 cavaleiros que encontram com frequência em cavalgadas pela região.

A diretora da escola, Elizabeth de Castro Jandres Ivancheczen, agradeceu à colaboração das comitivas e ressaltou que os cavaleiros ainda doaram cachorro quente, bolo e refrigerante para a festa. "Tivemos também ajuda de amigos e empresas que colaboraram para fazermos essa confraternização", completou. As crianças se divertiram a valer, com direito também a algodão doce, palhaços, cama elástica e outras brincadeiras.