Publicado em: 11/10/2012 09:33

Reeleito, prefeito fala sobre as prioridades até 2016

Reeleito, prefeito fala sobre as prioridades até 2016 Reeleito, prefeito fala sobre as prioridades até 2016

Reeleito no último domingo (07/10) para mais quatro anos de mandato, com 71,33% dos votos válidos (19.999 no total), o prefeito José Maria deu entrevista nesta segunda-feira, dia 8, ao Canal 21, de Ibiporã, na qual falou sobre a continuidade da prioridade às áreas de educação, trabalho e saúde para os próximos anos de governo. Confira trechos da entrevista à jornalista Karina Giorgiani:

Como o sr. recebeu a expressiva votação do eleitorado?

Na história política de Ibiporã é a primeira vez que um prefeito é reeleito [os anteriores não concorreram à reeleição]. E nunca um prefeito ocupou duas vezes o mesmo posto. Agora estamos indo para o terceiro mandato (o primeiro foi de 1989 a 1992). Então é uma satisfação muito grande e, por outro lado, devido ao resultado eleitoral [71% dos votos], também é uma responsabilidade muito grande. Pois na vida temos alegrias, mas também compromissos e responsabilidade, especialmente no poder público. E na função que desempenhamos, precisamos ter sempre claro que este resultado vem sempre acompanhado de uma grande expectativa por parte da população. Vem acompanhado de uma esperança que nós precisaremos, juntamente com a nossa equipe, com a nossa vice (Sandra Moya), atender a essa expectativa. E já começamos a trabalhar nesse sentido, para que até 2016 possamos corresponder a essa expectativa.

Como o sr. vê a opção feita pelo eleitor?

O cidadão mostrou que tem os mesmos propósitos que nós, tem a esperança de que possamos resolver grande parte dos problemas da nossa cidade, possamos aprofundar esse processo de valorização e fortalecimento da nossa economia. Porque uma economia robusta é sempre chance de um melhor emprego, uma oportunidade de realização, de conquista. E ao lado do fortalecimento da nossa economia, vamos continuar buscando a melhoria dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.  Vamos buscar melhorar o nosso plano urbano, as nossas ruas e avenidas e queremos dar uma nova adequação ao nosso trânsito, que hoje, na maioria das cidades brasileiras é quase caótico.

Quais serão as frentes de atuação nos próximos anos?

Na administração pública é preciso eleger prioridades. Se você entende que toda necessidade precisa ser atacada, não consegue criar transformações substanciais em uma sociedade. E isso só se consegue quando você estabelece prioridades. A primeira delas é a educação, porque sem educação não poderemos alavancar os nossos jovens. O cidadão do futuro tem que ser preparado muito antes para que possa efetivamente fazer o exercício da sua cidadania, a realização do bem comum, a sua realização, a construção e a materialização do seu sonho. Outro passo é a saúde. Vamos avançar mais neste sentido para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde. A melhoria da saúde sempre será uma tarefa a ser perseguida. E vamos priorizar também a industrialização. Queremos melhorar a qualificação dos nossos trabalhadores para que possamos aumentar a renda média das famílias de Ibiporã.

E a atenção a outras áreas?

Não vamos esquecer a questão do trânsito, da segurança, da juventude, da prevenção às drogas, vamos investir no esporte, que terá que ter um trabalho articulado, no sentido de retirar das ruas os adolescentes e jovens. O esporte ensina muito mais do que simplesmente energia, força e saúde. Ele ensina disciplina. A partir do esporte, você começa a se disciplinar para o estudo, para o trabalho, para a sua própria vida. Essa será uma das ações, no sentido de cuidar dos nossos jovens e não deixar que eles se desencaminhem. Outra meta é cuidar do plano viário. Vamos ter que embelezar a nossa cidade. No segundo mandato de um prefeito ele não pode deixar o plano urbano da mesma forma que o encontrou. Precisa fazer mudanças. E esse momento chegou. Teremos a obrigação e a oportunidade de executar essas ações em benefício da nossa comunidade.