Publicado em: 12/11/2012 08:30

Ibiporã está entre os finalistas de prêmio nacional com o Programa de Reciclagem Ibiporã está entre os finalistas de prêmio nacional com o Programa de Reciclagem

Essa semana, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu a notícia que o Programa de Separação de Lixo de Ibiporã está entre os finalistas do 4º Prêmio “Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública” - A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O programa está concorrendo na categoria “Destaque da Rede A3P”, para órgãos que não possuem Termo de Adesão, mas demonstrem implementar iniciativas enquadradas nas outras 3 categorias do prêmio: Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Água ou Energia) e Inovação na Gestão Pública.

Nomes de peso concorrem com Ibiporã na mesma categoria: o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com o projeto “Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho”; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, com o projeto “2RComp – Reciclagem e reaproveitamento de computadores obsoletos” e o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, com o projeto “Sensibilização e Capacitação dos Servidores por meio da Oficina Reci_Art”.

A A3P é um programa criado pelo governo federal para implementar gestão socioambeintal sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo, como a mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo, gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais.

“Com os ótimos resultados obtidos no decorrer do Programa de Separação de Resíduos de Ibiporã resolvemos nos inscrever para concorrer ao prêmio A3P, mas não imaginava que poderíamos chegar entre os finalistas por sermos um município pequeno e existirem inúmeras iniciativas na gestão dos resíduos espalhadas no Brasil. Estar entre os 4 finalistas já mostra que estamos no caminho certo e aumenta cada vez mais a nossa responsabilidade para incremento desse programa”, afirmou o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri.

O prefeito José Maria Ferreira afirmou que o trabalho em parceria com a população do município é o grande responsável pelo sucesso do programa. “Desde 2009, há uma preocupação muito grande para que todo trabalho realizado seja feito com responsabilidade social, ambiental e de maneira sustentável. Ainda estamos engatinhando, mas já conseguimos alguns avanços e o programa do lixo é um deles. Hoje, podemos afirmar que a população de Ibiporã mudou – para muito melhor, diga-se de passagem – seu comportamento em relação ao lixo e isso foi feito graças ao estímulo da administração municipal e do SAMAE. Há o impulso dos gestores, mas também a mudança de consciência da população”, afirmou o prefeito.

O finalista será escolhido no próximo dia 21, durante o 7º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, em Brasília, que este ano tem como tema Consumo sustentável na Administração Pública e Desafios Socioambientais para a Gestão de Resíduos Sólidos. O prefeito José Maria e o diretor de meio ambiente, Diógenes, irão comparecer ao evento.