Publicado em: 07/11/2012 16:00

65 ANOS: ‘Ibiporã tem motivos para comemorar’

65 ANOS: ‘Ibiporã tem motivos para comemorar’ 65 ANOS: ‘Ibiporã tem motivos para comemorar’

Nesta quinta-feira (8 de novembro) Ibiporã completa 65 anos de emancipação política, que ocorreu nesta data, em 1947. Ibiporã, que surgiu como povoado em 1934, havia sido anteriormente distrito administrativo de Jataizinho (até 1938) e depois de Sertanópolis (até 1947). O Município, hoje com cerca de 50 mil habitantes, é um pólo em desenvolvimento e tem atraído indústrias e grandes empresas das áreas de logística e alimentação, devido à sua localização estratégica no País e também em função das políticas industrial e educacional implantadas pela administração pública municipal. Confira entrevista com o prefeito José Maria sobre o potencial e a vocação de Ibiporã.

O que mais Ibiporã tem a comemorar nesses 65 anos?
José Maria – A cidade tem muitos motivos para comemorar. O maior deles é a própria comunidade que construiu, que convive e que faz a dinâmica desse município. É uma comunidade ordeira, pacífica, solidária, uma comunidade que tem buscado, ao longo dos anos, fazer uma reflexão do seu papel e da sua própria responsabilidade. E ela tem se manifestado em muitos momentos, quer na política, quer nos grupos sociais ou religiosos... Isso faz de Ibiporã uma cidade que se distingue das demais. Do ponto de vista da estrutura pública, Ibiporã é bem equilibrada, com boa infraestrutura de saneamento básico. É uma cidade que a todo momento está se planejando e preocupada com o futuro. É uma cidade que busca oferecer uma qualidade de vida aos seus cidadãos, de forma a trazer-lhes o prazer e a possibilidade de poderem realizar seus sonhos e permitir que cada vez mais as pessoas se integrem e se reconheçam como cidadãs.

Qual é o estágio atual de desenvolvimento do município?

Ibiporã é uma cidade que, devido à sua posição geográfica e ao seu potencial, tanto humano quanto de recursos naturais, tem a possibilidade de um crescimento e uma expectativa de avanço muito grande para os próximos anos. A cidade já tem experimentado nos últimos anos muito progresso e hoje precisamos cuidar de algumas questões urbanas, mas a nossa infraestrutura, juntamente com o perfil do nosso povo, é mesmo o que a comunidade mais tem a comemorar.

Um dos pontos em que o poder público mais tem investido, de forma decisiva e estratégica, é na formação dos jovens, visando a empregabilidade, para atender ao mercado crescente...

José Maria – Não há dúvida. Você não consegue formar gerações sem qualificação, sem trabalho, sem compromisso com a realização da vida pessoal dos cidadãos. E quando você dá formação intelectual, quando permite o acesso à formação curricular, ela vem naturalmente com um desejo das pessoas de se qualificarem, o desejo de se tornarem úteis para a sociedade, de produzirem. E é o que temos observado na nossa cidade, principalmente entre os jovens. Cada um está muito preocupado em se qualificar, em ter a sua condição de vida melhorada. E o cidadão consciente não espera nada de graça do poder público. Ele busca oportunidade. E o que o poder público tem buscado em Ibiporã, principalmente em relação aos mais jovens, é dar a oportunidade, por meio de qualificação, e a possibilidade deste jovem ter as suas iniciativas de empreendedorismo. E essa é para eles uma grande conquista que está sendo assegurada.