Publicado em: 12/11/2012 09:57

Busca de financiamento para construção de casas

Busca de financiamento para construção de casas Busca de financiamento para construção de casas

O prefeito José Maria assinou, no último dia 31, termo de intenções com o Banco do Brasil para que este possa ser também um órgão repassador e fiscalizador de recursos do programa federal Minha Casa Minha Vida na cidade. O objetivo é a construção de mais casas populares em Ibiporã pelo programa.

A reunião para a assinatura do termo teve a presença de três representantes do banco: o gerente da Agência de Ibiporã, Marcos Flecha; o gerente de relacionamento da Unidade Setor Público/ Curitiba, Márcio Corrêa; e a analista de programas habitacionais do BB, Andrea Lins Santos.

O prefeito disse estar preocupado com o valor elevado dos alugueis na cidade. “Queremos conseguir, nos próximos quatro anos, a construção de mais de 2 mil casas em Ibiporã por meio do Minha Casa Minha Vida. Se for possível, isso trará mais dignidade às famílias que não têm casa própria e a tendência é que com uma maior oferta de imóveis, o preço dos aluguéis caia na cidade”, afirmou José Maria.

O alto valor de aluguel que já é pago pelas famílias em Ibiporã tem ajudado a viabilizar prestações mais elevadas da casa própria, o que facilita a tomada de financiamentos. Para se ter um exemplo, uma família com renda total de R$ 1.900,00 por mês pode adquirir um imóvel de R$ 100.000,00, fazendo um financiamento de R$ 79.619,00 (R$ 17.960,00 é o valor do subsídio dado pelo governo) e pagar uma prestação mensal de R$ 570,00. Este é muitas vezes o valor do aluguel que a família já paga.