APMIF

 

Publicado em: 14/11/2012 15:08

Abertura do Natal 2012 será dia 9 de dezembro


Whatsapp

 

Abertura do Natal 2012 será dia 9 de dezembro Abertura do Natal 2012 será dia 9 dezembro

   A Prefeitura de Ibiporã programou para o dia 9/12, às 20 horas, a abertura das festividades do Natal 2012 no município. O evento será marcado pela chegada do Papai Noel na Praça Pio XII e um show com o Grupo Chorus, patrocinado pela empresa Teixeira Holzmann. A coordenação da decoração de Natal fica a cargo da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), que tem a parceria de vários órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretarias de Obras e de Planejamento, Parque de Máquinas, SAMAE, entre outros. A primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, fala a seguir sobre os preparativos para o Natal.

Como é que estão os preparativos para a abertura do Natal deste ano?
Eliana: Nós estamos a todo a vapor. Já começamos, inclusive, a colocar os cordões nas árvores e nos coqueiros da Praça, na Rua Dezenove de Dezembro, no contorno da Prefeitura. Na semana que vem começaremos a colocar os enfeites na rodovia, na divisa entre Ibiporã e Londrina. Estamos há meses trabalhando bastante, porque para preparar a decoração do Natal começamos em fevereiro, com a campanha de arrecadação de garrafas pet. Este ano coletamos aproximadamente 50 mil garrafas, que foram transformadas nos enfeites. E como premiação para os alunos que mais arrecadaram garrafas, entregaremos oito tablets, bicicletas, câmeras fotográficas digitais, rádios e brinquedos.

Haverá novidades este ano?
A novidade deste ano será a “Casa do Papai Noel”, que ficará no centro da Praça. Mudamos também as cores de alguns enfeites, as arandelas, por exemplo. E nas árvores grandes de Natal, que são sete, iremos colocar bolas feitas também com garrafas pet.

Além das árvores, há vários outros enfeites...
Eliana: Temos 31 árvores menores (de topearia), montadas em cima de cachepôs, que foram reforçados com uma estrutura de ferro Estamos recuperando também as peças menores: Papai Noel, os bonecos de neve, as bengalas, velas, anjos, outras árvores e temos muitas flores e enfeites novos.

A decoração será colocada inicialmente em quais locais?
Eliana: Nós tentaremos deixar a Praça Pio XII, a rotatória e o canteiro central (da avenida principal) prontos até o dia 30 de novembro, pois são os locais de maior visitação. A praça vem primeiro, por ser o local de lançamento do Natal, no dia 30. Infelizmente, a nossa estrutura (recursos humanos) é pequena. Não temos muita gente. Os alunos da Escola de Formação e Cidadania participam bastante e os do Módulo Profissionalizante também estão vindo para ajudar.

Vocês contam também com a colaboração do pessoal do Parque de Máquinas para a montagem e instalações elétricas.
Eliana: A Secretaria de Obras nos ajuda bastante, como também o pessoal do Barracão, pois essa ação visa melhorar o visual da cidade, despertar o espírito natalino no povo de Ibiporã. Esta é a principal ideia e o principal objetivo da decoração nas ruas: trazer alegria para as pessoas. Além do pessoal da Prefeitura, estamos tendo ajuda, para a montagem e transporte dos enfeites, de dois grupos que trabalham com recuperação de dependentes químicos: a AMIREV, de Ibiporã, e a comunidade Passo a Passo, de Jataizinho. O trabalho deles tem sido fundamental.

Nos anos anteriores a decoração de Natal de Ibiporã teve grande repercussão regional. Atraiu visitantes de várias cidades e isso ajuda não só a divulgar a cidade, mas também a manter o clima de otimismo e solidariedade entre as pessoas...
Eliana: Eu acredito totalmente nisso. Penso que o Natal é o momento em que comemoramos o nascimento de Jesus e acho que são nesses momentos que refletimos sobre “o que isso [Natal] significa”, “como isso pode fazer diferença na minha vida”. Então, trazer essa alegria para a população faz diferença e também para o comércio é excelente, pois traz mais movimento.


Imagens