Cultura e Turismo

Publicado em: 10/12/2012 16:51

Exposição no Espaço de Memória celebra Dia Mundial da Bíblia

Em comemoração ao Dia Internacional da Bíblia, celebrado no segundo domingo de dezembro, a Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã (OMEI) realiza a III Exposição Dia da Bíblia. A abertura acontece nesta quarta-feira (12), às 20 horas, no Espaço de Memória do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI). O evento pastor Romio Cardoso, do Espaço Vida, fará uma reflexão da palavra, além de louvor com o Grupo Canaã, da Primeira Igreja Batista de Londrina.

A exposição contempla 25 exemplares da Bíblia do acervo pessoal do presidente do Conselho de Pastores de Ibiporã (Omei), pastor Marcelo Ciaca, da Igreja Batista Central. Segundo Ciaca, dentre as curiosidades estão uma Bíblia em hebraico, língua original em que foi escrito o Antigo Testamento, e uma em grego, em que foi redigido o Novo Testamento. Há também versões em inglês, japonês, italiano, nigeriano e português. Além das bíblias, painéis exibem com curiosidades sobre o livro sagrado do Cristianismo. “O objetivo da exposição é dar visibilidade à palavra de Deus, visto que a Bíblia rege a fé e conduta dos cristãos”, explica o pastor.

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).  Desde dezembro de 2001 a comemoração passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional

A exposição, que conta com o apoio da Fundação Cultural de Ibiporã e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, pode ser conferida até o dia 22 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Espaço de Memória, ao lado do Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Pedro II, 368). Entrada gratuita.