Publicado em: 22/01/2013 10:56

SESI procura empresas para patrocinar alunos

SESI procura empresas para patrocinar alunos SESI procura empresas para patrocinar alunos

O Colégio SESI de Ibiporã lançou em uma reunião com empresários, na Prefeitura Municipal, uma campanha para que empresas da cidade patrocinem alunos com bolsas de ensino profissionalizante em 2013. Cada bolsa para o aluno cursar ensino médio e também profissionalizante custa apenas R$ 135,00 por mês para o empresário.

"É um valor simbólico se comparado ao benefício que o aluno terá com uma formação desse nível. E para os empresários de Ibiporã é também um investimento, pois em poucos anos eles terão jovens qualificados para escolher para atuarem em suas indústrias", afirmou na reunião o diretor do colégio SESI, Fábio Luís Pirola.

O prefeito José Maria, um grande entusiasta da educação e da preparação profissional dos jovens para o mercado de trabalho, conclamou todos os empresários locais da indústria a colaborarem com a campanha. A administração municipal já vem fazendo um trabalho de referência em formação profissional por meio da Secretaria do Trabalho, tendo qualificado 5.500 trabalhadores de 2009 a 2012.

O prefeito foi o articulador da vinda do Colégio SESI para Ibiporã e afirmou que a meta agora é trazer uma unidade do SENAI para o Município. Por enquanto, os alunos estudam o ensino médio pela manhã em Ibiporã e à tarde vão para Londrina para a formação profissionalizante no SENAI.

O Colégio SESI funciona em Ibiporã há três anos e desde o início de 2012 está na nova sede, construída pelo Sistema Fiep, em parceria com a Prefeitura Municipal, que doou o terreno e fez a terraplenagem da área, localizada no Conjunto Pedro Splendor, no fim da Avenida Souza Naves. O colégio teve no ano passado 260 alunos matriculados, mas a capacidade é para 450. O corpo docente conta com 20 professores, pedagoga e psicóloga.

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DOS JOVENS

"Todo o empresariado precisa estar junto conosco neste processo de preparação dos nossos jovens e apoiar essa campanha do SESI. É um colégio que oferece educação de ótimo nível e prova disso é o amadurecimento que estes jovens tiveram nos últimos três anos", citou José Maria, mencionando como exemplo Abner Gabriel, 18 anos.

Morador na região Afonso Sarábia, que estudou com bolsa de 100%. Ele formou-se técnico em segurança no trabalho pelo SENAI e quer estudar Engenharia Mecânica. "O SESI me deu outra visão a respeito dos outros e também me ajudou a enxergar meu potencial", disse Abner.

Outro ex-aluno do colégio, Guilherme Silva, 17, ressaltou que a ajuda dos empresários com bolsa trará retorno não só para as indústrias que patrocinam, mas para toda a sociedade. "O jovem precisa ter objetivos e se tornando um bom profissional, toda a sociedade ganha", afirma. Caroline Ferreira, 17, também presente à reunião, se formou como técnica em segurança e pretende trabalhar na área de segurança pública. "Além disso, quero fazer Ciências Sociais na faculdade", contou.

EMPRESÁRIOS PATROCINADORES

Participaram dessa primeira reunião representantes de nove indústrias, sendo que uma já oferece bolsa de 100% para dois alunos, a Plásticos Borsato, do empresário José Eduardo Borsato. Iran Campos, proprietário da PVC Brazil, ficou empolgado com a ideia e autorizou durante a reunião a concessão de bolsas para seis alunos.

Também estiveram representadas as seguintes empresas: Juntas Universal (Sandra Lopes), Uirapuru/ Telhacor (Luiz Antônio Júnior), Innovare Química (Elvi Vieira), Corsini Móveis (Eloir Corsini), Wyny do Brasil (Edson Soares), Grisotto e Grisotto (João Batista Grisotto) e TCK Ind. Com. de Vestuário (Carlos Eduardo Koike).

SELEÇÃO - O colégio estará realizando um processo seletivo entre os alunos e verificando os que mais necessitam de bolsa. A outra opção é a indústria patrocinar filhos de funcionários ou seus próprios funcionários.

SERVIÇO - Os empresários que se interessarem em patrocinar alunos carentes por apenas R$ 135,00 cada um podem entrar em contato com o colégio pelo fone (43) 3268-0906.