Publicado em: 15/01/2013 15:13

Ibiporã obtém recurso para construção do 2º CRAS

Ibiporã obtém recurso para construção do 2º CRAS Ibiporã obtém recurso para construção do 2º CRAS

A administração municipal acaba de garantir para Ibiporã mais um recurso junto ao governo federal para a execução de uma obra voltada à área social. É o segundo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Município, que será construído no Residencial Terra Bonita e atenderá toda a população daquela região da cidade, atingindo, além do Terra Bonita, os jardins San Rafael, Santa Paula, Vila Romana e Éden, entre outros.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal foi feita na semana passada pelo prefeito José Maria e garante a destinação de R$ 270 mil por parte do governo federal , via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Já Município de Ibiporã entrará com os R$ 130 mil restantes para a execução da obra, que custará aproximadamente R$ 400 mil.

Com a construção do novo prédio, toda a população que mora próxima aos Jardins San Rafael e Terra Bonita e recorre ao CRAS, não precisará mais vir até o Centro (no prédio ao lado da Estação ferroviária, na Rua João Barreto) para acessar os benefícios da assistência social. Esses usuários poderão ser atendidos de forma descentralizada, próximos de sua casa, economizando assim tempo e dinheiro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, é grande o número de pessoas que procura mensalmente o CRAS de Ibiporã: cerca de 1.200. No ano passado foram cerca de 25.000 atendimentos para um total de 3.500 famílias cadastradas.

“Acabamos necessitando deste segundo CRAS porque já estávamos extrapolando a nossa capacidade de atendimento, que é de até 3.500 famílias por unidade, conforme prevê a lei”, diz Ana Cláudia. A estimativa é que o CRAS 2, no Terra Bonita, atenda cerca de 350 famílias depois que ficar pronto.