Publicado em: 28/04/2010 11:41

Agricultura Agricultura

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e a Emater, reuniram os agricultores do município e entidades representativas do setor, no último dia 26, para discutir \"Como Melhorar a Agricultura em Ibiporã\". A reunião foi realizada no Sindicato Rural Patronal e teve a presença do prefeito José Maria, secretários e os vereadores Maria do Sindicato, Divá, Toninho Cabeleireiro e Mari.

O evento teve ainda parceria do Sindicato Patronal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiporã e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O objetivo foi direcionar as políticas públicas municipais para que sejam entendidos e discutidos os principais problemas da agricultura local, e aproveitar da melhor maneira possível os recursos naturais do município sem causar danos ao meio ambiente.

Foram apresentados dados da agricultura local, as principais culturas produzidas no município e sua produtividade, além da movimentação da economia rural.

Entre as ações propostas, uma delas foi a melhoria de renda do pequeno agricultor, com apoio na comercialização de seus produtos, através de uma política séria de preços mínimos. Também foi levantada nos grupos a falta de apoio técnico e acesso a informações por parte dos agricultores, devido ao pequeno numero de técnicos envolvidos no sistema de assistência técnica, sendo que na maioria das vezes a assistência técnica esta relacionada à venda de insumos agrícolas.

Outra questão importante foi que a grande maioria dos filhos dos agricultores municipais não seguiram os passos dos pais. Estão buscando outra profissão, outra atividade, fato que tem tornado a população rural cada vez mais velha, optando por atividades que não dependam de mão-de-obra e acabem sendo mais mecanizadas.

A reunião também elegeu seis delegados para representarem Ibiporã na Conferencia Regional de Agricultura, marcada para o dia 30 de abril, em Londrina, na sede do Iapar.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Henrique Frederico, finalizou dizendo \"com uma agricultura mais organizada\", quem ganhará será o próprio município.

Resposta ao Questionário

TEMAS 1 e 2 - DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÔMICO E AMBIENTAL

• 1. QUAIS SÃO OS GRANDES DESAFIOS/PRIORIDADES DA AGRICULTURA E DO MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO?
  • Permanecer na Agricultura com dignidade, segurança e mão-de-obra; práticas de conservação de solo, das matas ciliares e mananciais e o aumento de produtividade; uso adequado de agrotóxicos.
  • Melhorar Assistência Técnica; Desenvolver um estudo do por que grandes diferenças de produtividade no município.
  • Preço; Estradas; Organização dos Produtores.

• 2. QUAIS SÃO AS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA VENCER ESSES DESAFIOS/PRIORIDADES?
  • Preparar as novas gerações para voltar às raízes; Campanhas de conscientização dos que estão nas propriedades.
  • Estratégias; Orientação dos Produtores e Assistência Técnica.
  • Conhecer a atividade; Priorizar o solo (manejo de solo); Reciclagem (Busca de informação, participação dos produtores em cooperativas, palestras, cursos, etc).

• 3. QUE TIPO DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DEVEM SER INCENTIVADAS NO MUNICÍPIO?
  • Turismo Rural; Silvicultura; Fruticultura; Avicultura; Suinocultura; Apicultura; Piscicultura.
  • Fator mão-de-obra; condomínio de plantação; insegurança no campo.
  • Olericultura e Fruticultura; Bovinocultura de Leite.

• 4. QUE TIPO DE CAPACITAÇÃO OS AGRICULTORES NECESSITAM PARA MELHORAR A PRODUÇÃO E A GESTÃO DA PROPRIEDADE?
  • Administração rural, adequado ao nível de escolaridade do produtor; incentivo governamental.
  • Capacitação e Gestão da Propriedade
  • Incentivo dos governos nas 3 esferas; Informações técnicas, entre elas: clima e previsão do tempo; Capacitações e estímulos.

• 5. QUAL O FUTURO DESEJADO PARA A AGROPECUÁRIA DO MUNÍCIPIO DE Ibiporã?
  • Desenvolvimento Sustentável.
  • Futuro inserto; Herdeiros saindo das propriedades; ausência de mão de obra; insegurança do produtor; legislação do meio rural.
  • Uma agricultura subsidiada, com preço mínimo acessível garantido, melhorando a qualidade de vida da família rural.

TEMA 3 - QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL DE IBIPORÃ

•1.     O QUE VOCE ENTENDE POR QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL?

• Assistência médica no campo; transporte; Internet; Lazer; Segurança; Telefone; Água de Qualidade; Comercio; Trabalho; Educação.
  • Segurança; Moradia; Infra-estrutura; Acessibilidade; Saúde; Educação.
  • Equilíbrio (Financeiro - Moradia - Lazer - etc.)

•2.     QUAIS SÃO OS FATORES  MAIS IMPORTANTES QUE DETERMINAM A QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL?

• Habitação; Acessibilidade aos meios de comunicação; saúde.
  • Garantia de Preços; Seguro Agrícola para Olericultura; Assistência Técnica; Políticas Públicas voltadas ao meio rural.
  • Renda; Segurança e Infra-estrutura.

•3.    QUAIS SÃO AS AÇÕES ESTRATEGICAS QUE DEVEM SER REALIZADAS PARA CONQUISTAR  QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL?

• Organização nas comunidades (fortalecimento com acompanhamento de técnicos sociais).
  • Conhecer a atividade que exerce saúde, educação, transporte etc. (condições básicas para sobreviver).
  • Levar a cidade para o campo de maneira sadia.