Publicado em: 28/01/2013 11:38 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação - PMI

Histórias de sucesso de alunos do SESI – Ibiporã é notícia na Folha de Londrina

Histórias de sucesso de alunos do SESI – Ibiporã é notícia na Folha de Londrina Histórias de sucesso de alunos do SESI – Ibiporã é notícia na Folha de Londrina

Resultado do esforço feito pelo prefeito José Maria em 2009, junto à diretoria da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e do investimento da administração municipal na aquisição de um terreno de 6.720 m2 para a obra, o Colégio SESI de Ibiporã já começa a apresentar resultados.

Veja:

-------------------------------------------------------------------------------------------

Folha de Londrina, 24/01/2013

Sesi busca patrocínio para jovens

Ibiporã - A rotina da estudante Caroline Ferreira, de 17 anos, foi bem pesada nos últimos dois anos. Entre as aulas no Colégio Sesi de Ibiporã, região metropolitana de Londrina, e a maratona de estudos para o vestibular, a jovem ainda conseguiu tempo para realizar o curso técnico de Segurança do Trabalho no Senai. Hoje ela comemora os primeiros frutos de todo esse esforço: formou-se no Ensino Médio, descobriu seu talento profissional e passou no vestibular para Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Estou muito feliz. Com o curso do Sesi/ Senai, pude ingressar no mercado de trabalho e descobri o que realmente quero, que é trabalhar na área de segurança pública.", afirma.

É para que mais histórias como de Caroline se multipliquem que o sistema Sesi/Senai de Ibiporã lançou este mês uma campanha de incentivo às empresas para que patrocinem alunos do Ensino Médio Profissionalizante.

Cada bolsa para o estudante custa R$ 135 por mês ao empresário, que poderá optar optar pela adoção de um trabalhador da empresa, o filho de um funcionário ou até mesmo um jovem da comunidade. Sem a bolsa, cada aluno precisaria desembolsar quase R$ 1 mil para realizar o Ensino Médio e o curso técnico na instituição.

"É um valor simbólico se comparado ao benefício que o aluno terá com uma formação desse nível. E para os empresários de Ibiporã é também um investimento, pois em poucos anos eles terão jovens qualificados para atuarem em suas indústrias", afirma o diretor do Colégio Sesi, Fábio Luís Pirola.

O colégio funciona em Ibiporã há três anos e desde o início de 2012 está na nova sede, construída pelo Sistema Fiep, em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno, localizado no Conjunto Pedro Splendor, No ano passado havia 260 alunos matriculados, mas a capacidade é para atender 450.

Para este ano, serão disponibilizadas 60 novas vagas para alunos bolsistas. No total, serão 210 estudantes entre bolsistas e não bolsistas que ingressarão no sistema.

Durante os três anos na unidade, os alunos cursam normalmente o primeiro ano do Ensino Médio no Sesi, em Ibiporã, e a partir do segundo ano realizam também o cursos técnicos no período da tarde, na unidade em Londrina. Os alunos podem optar pela formação técnica nas seguintes áreas: segurança do trabalho; logística; manutenção automotiva; eletromecânica; vestuário; informática e biotecnologia.

Para ser selecionado pelo programa de bolsas, os alunos devem morar no município, ter bom desempenho escolar e ser proveniente de famílias com baixa renda. O Sesi/Senai tem parceria com 20 empresas de Ibiporã e região.

Em equipe

O ex-aluno do colégio, Guilherme Silva, de 18 anos, integrou a primeira turma do Sesi de Ibiporã e se formou no ano passado em técnico de Segurança do Trabalho. Ele conta que apesar de querer seguir outra carreira (foi aprovado em Relações Públicas em uma faculdade particular), a formação na área técnica e o estágio em uma empresa foram fundamentais para ampliar sua visão sobre o mercado de trabalho e também para que amadurecesse.

"Foi uma experiência válida, porque eu tive a oportunidade de aprender com pessoas mais experientes, entender o sentido da hierarquia, disciplina, cumprimento de horários, importância do trabalho em equipe e até outros conhecimentos, como noções do direito ambiental e primeiros socorros", ressalta Guilherme.

Serviço:

Empresários interessados em patrocinar estudantes com bolsas no Colégio Sesi podem ligar para (43) 3268-0906.

Fernanda Carreira
Reportagem Local