Publicado em: 05/02/2013 11:21

Sandra se encontra com Dilma na visita ao Norte do Paraná

Sandra se encontra com Dilma na visita ao Norte do Paraná Sandra se encontra com Dilma na visita ao Norte do Paraná

A presidente Dilma Rousseff esteve segunda-feira (dia 4) pela primeira vez em visita ao Norte do Paraná desde que assumiu a Presidência. Ela visitou o Município de Arapongas e inaugurou uma agroindústria de laticínios no Assentamento Dorcelina Folador (a 15 km da cidade), que é a sede da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran).

A cooperativa recebeu R$ 8 milhões de investimento do governo federal, via BNDES, para a montagem da unidade. A presidente Dilma também lançou na ocasião o Programa Terra Forte, que destinará R$ 600 milhões em projetos de agroindústria para 200 assentamentos no País.

A vice-prefeita Sandra Moya representou o prefeito José Maria e a cidade de Ibiporã no evento e teve contato direto com a presidente. Somente ela e os prefeitos de Apucarana e Arapongas mantiveram contato pessoal com Dilma.

O reuniu que reuniu entre 6 e 7 mil pessoas. Sandra foi acompanhada do secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, e conversou com ministros e assessores do governo federal sobre as parcerias com Ibiporã e novos investimentos no Município. Também esteve presente o vereador local Lafayete Forin.

Foi bastante produtivo o encontro com o ministro-chefe da Secretaria Geral Presidência da República, Gilberto Carvalho, que tem acesso direto à presidente Dilma e lhe apresentou as demandas de Ibiporã.

PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL

"Como fruto dessa parceria que temos com o governo federal, foram grandes os investimentos federais em Ibiporã nos últimos anos, então este é um momento de prestigiar e agradecer à presidenta, mas aproveitamos também para fazer alguns pedidos para podermos avançar cada vez mais naquilo que é necessário para o Município de Ibiporã", disse a vice-prefeita Sandra.

"Temos em andamento as casas do Minha Casa, Minha Vida (serão cerca de 750), as nossas UBSs estão sendo ampliadas com recursos federais, temos agora o programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações, que destinará R$ 500 mil para Ibiporã, e temos a caminho mais uma creche do Pró-Infância. Enfim, são recursos federais importantes que estão vindo para o Município, através do excelente trabalho que ela (Dilma) vem executando e nós estamos sendo beneficiados com isso", acrescentou Sandra Moya.

Dilma chegou de helicóptero ao assentamento por volta das 15h30. Ela veio de Cascavel, onde abriu o Show Rural 2013, desembarcou no Aeroporto de Londrina, e veio escoltada até o local do evento por outro helicóptero da Força Aérea Brasileira, acompanhada do governador Beto Richa.

Em seu discurso, Dilma destacou os programas do governo voltados à agricultura familiar e os investimentos federais em várias áreas, como o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que já entregou 1 milhão de moradias até janeiro deste ano e irá construir mais 1 milhão até 2014.

RECURSOS PARA A POPULAÇÃO

O ministro Gilberto Carvalho saudou a população de Ibiporã e falou sobre as parcerias com o município para a execução de obras, como as casas populares: "O Brasil é um País que vivia até pouco tempo com muito dinheiro guardado e que não era colocado a serviço do povo. O grande mérito do governo federal foi pegar os recursos do Banco do Brasil, da Caixa, do BNDES, do FAT, enfim, um dinheiro que estava parado e só servindo aos grandes interesses e o colocou a serviço dos pequenos produtores e do povo em geral. Criou o Pronaf, que ajuda a financiar a agricultura familiar, criou os programas do PAC para desenvolver a infraestrutura e, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida. É dinheiro que permite às pessoas o acesso ao velho sonho de ter a casa própria e ao mesmo tempo gera emprego, renda e movimenta a economia das cidade. Ibiporã está de parabéns e se tem essas 500 casas sendo concluídas é porque tem gestores competentes, sérios,  que foram atrás desse recurso em Brasília e conquistaram. Quero cumprimentar o prefeito José Maria, a vice Sandra e a população por esse projeto", afirmou Gilberto Carvalho.

PRESENTES

Entre as autoridades presentes estavam os ministros Mendes Ribeiro, da Agricultura, e o general José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional; os senadores Blairo Maggi (MT) e Sérgio Souza (PR), o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o ex-senador e hoje vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit; o presidente da Conab, Rubens dos Santos; o presidente do Incra, Carlos Guedes; o deputado estadual Ênio Verri, o presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Arildo Mota Lopes; e o coordenador nacional do MST, Roberto Baggio.