Publicado em: 20/02/2013 15:42

Artesãs de Sertanópolis visitam Centro do Artesanato

Artesãs de Sertanópolis visitam Centro do Artesanato Artesãs de Sertanópolis visitam Centro do Artesanato

Um grupo de artesãs de Sertanópolis, acompanhadas do diretor do Departamento de Cultura e Turismo do município, Gilberto Braz Almeida, visitaram na tarde desta segunda-feira (18) o Centro do Artesanato de Ibiporã. O objetivo foi conhecer a estrutura e funcionamento do espaço para viabilizá-lo na cidade vizinha também com o apoio da Prefeitura. “Atualmente, temos mais de 60 artesãs que trabalham isoladamente. Como Ibiporã já possui um trabalho consolidado neste sentido, viemos nos informar sobre a parte organizativa e burocrática para discutir com o prefeito a possibilidade da ajuda do governo municipal para estruturar um centro do artesanato”, justificou Almeida.  O grupo também aproveitou para conhecer o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã – Espaço de Memória e o projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”.

O grupo elogiou a estrutura da loja, que comercializa produtos originais e de qualidade confeccionados por mais de 100 artesãos da cidade. “O espaço está muito bem estruturado para tão pouco tempo de funcionamento. A loja é bem decorada, bonita, espaçosa e expõe uma variedade de produtos que encanta a qualquer um”, comentou a artesã Roseli Moreira Scaramucia.

O Centro do Artesanato foi implantado em 2009 pelo governo municipal, como alternativa de fomento à atividade e com os objetivos de estimular a geração de renda e o empreendedorismo das famílias artesãs e, consequentemente, promover o turismo local. “Como o Centro do Artesanato é um dos atrativos da Rota do Café, vemos esta parceria como um investimento. O artesanato ibiporaense tem uma identidade forte e está levando o nome do Município aos mais variados cantos do Brasil e também fora do país”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

Também recepcionando os visitantes, a vice-prefeita Sandra Moya destacou a importância da troca de experiências com outros municípios. “Quando decidimos montar o Centro do Artesanato o contato com outros grupos foi fundamental. A visita é um reconhecimento do nosso trabalho e facilitará a organização do espaço em Sertanópolis”, argumentou a vice-prefeita.

Além da loja física, o Centro do Artesanato de Ibiporã inaugurou há alguns meses uma loja virtual (www.fcibipora.com.br/loja). Outra conquista foi ganhar pela primeira vez, no ano passado, o “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato”. Realizada a cada três anos, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Nesta edição, o Top 100 reuniu 1.800 artesãos de todo o país. No Paraná, somente duas unidades produtivas foram premiadas, entre elas Ibiporã. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos por dois anos.

Serviço:
 O Centro do Artesanato está localizado na Rua Primeiro de Maio, esquina com a Avenida Dom Pedro II, ao lado do Cine Teatro Pe. José Zanelli. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Telefone: (43) 3178-0215.