Publicado em: 20/02/2013 15:49

Prefeitura regulariza repasses a ONG

Prefeitura regulariza repasses a ONG Prefeitura regulariza repasses a ONG

A administração municipal de Ibiporã regularizou este mês os repasses ao Instituto Carlos Galera – Projeto PARE, que desenvolve um importante trabalho voluntário de acolhimento de animais em Ibiporã. No total, a Prefeitura repassa anualmente ao instituto R$ 21.600, via Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
   Os repasses mensais foram temporariamente interrompidos no final do ano passado devido limitações  orçamentárias do Município, em razão da queda dos repasses federais. Mas agora as contribuições foram colocadas em dia e ajudarão no custeio das atividades da ONG.
   A Prefeitura também está auxiliando a entidade por meio do convênio firmado com a ONG que permite que os ibiporaenses possam fazer doações por meio de débito na conta de água do SAMAE.

CUIDADO COM OS ANIMAIS

Todo dono de animal doméstico precisa ter a consciência de que ele é um ser vivo e que passa a fazer parte da família à medida que é pego para ser criado. Por isso, não pode ser descartado nas ruas ou abandonado quando fica doente ou quando o dono não o quer mais. Por esse motivo, quem o abandona na rua ou comete maus tratos com o mesmo, o que é um crime, pode ser multado ou até mesmo preso, de acordo com a Lei Federal 9.605, artigo 32.
   O alerta é da presidente da ONG, Maria Galera, que se dedica ao cuidado de animais há 35 anos. Ela pede não só a conscientização da comunidade, mas também doações. “Não temos recursos para fazer o trabalho que precisamos em prol desses cachorros abandonados e doentes. Por isso pedimos, a quem puder, doações em ração ou dinheiro”, solicita Maria. O canil que ela mantém já chegou a ter mais de 130 cães.
   Além do débito na conta de água, outra forma é entregar a doação no Instituto (na Avenida André Sert, 1.630) ou em qualquer casa de ração de Ibiporã, que irá destinar os pacotes à ONG.
   Maria Galera alerta aos moradores que nenhum integrante do instituto sai pelas ruas pedindo doação em dinheiro de porta em porta. Se houver alguma pessoa fazendo isso, não é da ONG.

CONSCIÊNCIA

A voluntária pede que as pessoas tenham mais consciência na hora de pegar um animal: “Se vai pegar um cachorro ou gato a pessoa tem que entender que será 100% responsável pelo destino do animal. Eles têm sentimento e não podem ser de maneira alguma abandonados quando adoecem. Pelo contrário. Aí é que precisam de mais cuidado”, salienta Maria Galera. Ela lembra que a ONG não recolhe animais que tenham dono: “Só pegamos para tratar os abandonados ou doentes em estado grave”.
   Maria Galera informa ainda a ONG dispõem de cães de porte médio já recuperados e também tem filhotes para adoção.

SERVIÇO – As pessoas podem fazer doações na ONG (em ração ou dinheiro) ou mesmo autorizar o débito em sua conta do SAMAE (ligar para 3258-5431). E quem quiser adotar um cachorro pode procurar a ONG. O Instituto Carlos Galera fica na Avenida André Sert, 1.630 – Ibiporã.