Publicado em: 28/02/2013 12:03

Ibiporã conquista Escola Profissional

Ibiporã conquista Escola Profissional Ibiporã conquista Escola Profissional

Com um investimento de R$ 7 milhões, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) é mais uma conquista da atual administração de Ibiporã, confirmada na semana passada pelo governador Beto Richa, em visita a Londrina. A obra, segundo o governador, deve começar no primeiro semestre deste ano. Será uma escola para cerca de 1.200 alunos. Esse Centro Profissional foi anunciado em 2009 e agora se torna realidade, com a vinda dos recursos federais.

De acordo com o prefeito José Maria, será uma obra construída "a três mãos": o Governo federal entra com o recurso para a construção e os equipamentos, o Estado entra com a manutenção - irá manter a escola e o seu funcionamento - e o Município entrará com toda a infraestrutura: fez a doação do terreno, fará a terraplenagem, a pavimentação asfáltica e a iluminação. Confira entrevista do prefeito sobre a obra.

BRASIL PROFISSIONALIZADO

José Maria - "Essa escola que virá para Ibiporã integra o programa "Brasil Profissionalizado". É uma luta nossa que vem desde 2009. Trabalhamos pela vinda dela junto aos governos federal e estadual, passando pelo governo Requião e Pessuti e agora também junto o governo Beto Richa. Em 2009 fizemos a primeira desapropriação de uma área 30 mil m2 para a escola. Porém, quando vieram a Ibiporã representantes do Ministério da Educação foi encontrada rocha justamente no local onde seria edificada a escola. Fomos atrás de outro terreno para destinarmos ao Governo do Estado para que ele pudesse construir a escola.

REGIÃO QUE RECEBERÁ O INVESTIMENTO

"Essa escola será construída no final da Rua Olavo Bilac, indo para o Barreirão. É algo que irá dinamizar aquela região da cidade, trará uma melhora muito grande e vai permitir que possamos atender à população que mais precisa da profissionalização, que são os jovens que estão concluindo o Ensino Médio e que saem do 2º grau para a faculdade. Eles terão aqui o seu espaço. Temos bem próxima, à margem da Estrada dos Pioneiros, a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR). E com essa Escola Técnica iremos complementar essa formação."

4 NOVAS UNIDADES PROFISSIONALIZANTES

"Nós trouxemos o Colégio SESI para Ibiporã (inaugurado em 2011) e estamos trabalhando para trazer para também uma Escola Técnica do SENAI, pois, por enquanto os nossos alunos do SESI estão fazendo a parte profissionalizante no SENAI de Londrina. Além destas três unidades, vamos construir também o Centro Tecnológico do Trabalhador do Ibiporã (CTTI)".

QUALIFICAÇÃO E EMPREGOS: O CARRO-CHEFE

"Todas essas ações da nossa administração são justamente para qualificar o nosso trabalhador, nosso jovem, nosso pai de família e fazer com que a nossa renda seja melhorada. Esse é um dos itens em que Ibiporã precisa avançar - a massa de salário. E é uma disposição minha e da minha administração fazer com que essa renda possa ser melhorada. Hoje (dia 26), por exemplo, recebi uma empresa que está vindo se instalar em Ibiporã, com 110 funcionários. E a questão que mais pesou para que pudéssemos encaminhar os benefícios da nossa Lei de Incentivo para esta empresa foi justamente a sua média salarial, que está em torno de 1.300,00. Essa é uma empresa que interessa a Ibiporã. Ela vai ampliar aqui a sua relação de emprego e a tendência é que em pouco tempo sejam os ibiporaenses a trabalharem nela."

EMPREGO PARA OS IBIPORAENSES

"E é isso que estamos buscando com a profissionalização crescente da nossa mão-de-obra: queremos integrar a indústria, a atividade econômica, o trabalhador, a renda, a cidade, a mobilidade urbana que estamos criando e, com certeza, a qualidade de vida, que trará ganhos pra todos nós. E quem ganha com esse colégio do programa "Brasil Profissionalizado" são justamente os nossos jovens, que são os primeiros a precisarem ter uma mão-de-obra técnica para poderem enfrentar o desafio do primeiro emprego."

Box:

PROJETO DE NOVA LIGAÇÃO DAQUELA REGIÃO

DA CIDADE COM A AVENIDA DOS PIONEIROS

O prefeito anunciou um novo anel viário que passará próximo ao CEEP e atenderá os novos bairros que estão surgindo na cidade:

"Posso já antecipar aqui que com a definição da Escola Técnica Profissional naquela região da cidade, na saída para o Barreirão, já estamos preparando a futura ligação do Cupido com os Conjuntos Jamil Sacca e Afonso Sarábia para termos ali uma nova saída, vamos fazer uma outra alternativa viária. Essa avenida vai sair do Jamil Sacca e do Miguel Petri e passará por trás da BR-369 e da avenida central de Ibiporã e sairá lá na futura Avenida dos Pioneiros, com destino a Londrina.

Com isso, vamos sair desta nova região, onde construiremos mais de 2.000 casas populares, o que aumentará muito a população daquela região. Para não pressionarmos ainda mais o Centro da cidade estamos projetando um novo anel viário que sairá direto na Estrada dos Pioneiros.

Dessa forma, estamos criando não só as estruturas físicas (construções), mas também planejando a malha viária de Ibiporã, para garantirmos a mobilidade e a circulação, deixando de pressionar o trânsito das avenidas do Centro e da Avenida Mário de Menezes, que são vias rápidas, mas que se não tomarmos cuidado, no futuro elas estarão entulhadas de veículos e tendo um tráfego lento e perigoso."