Publicado em: 05/03/2013 17:12

Nota de esclarecimento do prefeito José Maria aos estudantes universitários

Eu tenho muito respeito e compreensão para com a situação dos estudantes e suas famílias, especialmente aqueles que, pela dificuldade financeira pessoal, empreendem grande sacrifício e renúncia para poder ver os seus cursando uma universidade. Eu próprio já experimentei desta vivência. Ocorre que, na Administração Pública, tomar decisões significa estabelecer prioridades e, na maioria das vezes, cumprir o que determina a legislação.

O município de Ibiporã já há muito tempo vem participando do custeio do transporte dos estudantes, tanto para aqueles que estudam em Londrina como os que estudam em Cornélio Procópio.

Com a cristalização, pelo município da responsabilidade do Ensino Infantil e Fundamental, e a procura cada vez mais acentuada das famílias por educação pública nas creches (CMEIs) - muito em função das novas responsabilidades da mulher na formação da renda familiar - a cada dia cresce a procura por vagas, elevando sobremaneira os custos para esta área da Educação. Isto sem deixar de reconhecer que a boa qualidade dos nossos CMEIs tem levado cada vez mais mães a procurar o município para uma vaga nas creches.

Considerando que o Ministério Público, neste ano, baixou a recomendação de nº 01/2013, no sentido de procurar universalizar o atendimento a crianças de 04 meses a 06 anos, pois esta responsabilidade já esta definida na constituição federal como sendo do município;

Considerando que no exercício que se encerrou o valor repassado pelo Município à empresa foi de R$789 mil, sendo R$361.945,22 para o transporte universitário e o restante - R$427.054,78, destinado ao transporte rural e demais serviços relacionados à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

E como todos têm conhecimento das dificuldades que passam os municípios brasileiros, em parte pelo processo de desoneração tributária que atingiu fortemente Ibiporã e outras ainda menores;

Nos vemos forçados a tomar estas medidas, das quais espero a compreensão dos nossos jovens e suas famílias, mesmo tendo consciência que elas impõem sacrifícios.

José Maria Ferreira

Prefeito Municipal de Ibiporã