Publicado em: 06/03/2013 09:58

Secretaria de Obras realiza mais um mutirão de limpeza em Ibiporã

Secretaria de Obras realiza mais um mutirão de limpeza em Ibiporã Secretaria de Obras realiza mais um mutirão de limpeza em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria de Obras, realizou esta semana um mutirão de limpeza na região central e alguns bairros de Ibiporã,como Serraia e Pedro Splendor.

Segundo o coordenador geral do Parque de Máquinas, Lávaro Furrier, foi coletada uma grande quantidade de lixo, entulho, material reciclável e até móveis velhos e estofados. “Utilizamos quatro caminhões e seis homens para o recolhimento dos resíduos”, afirma. Outros mutirões de limpeza estão programados para os próximos dias no Rosas de Ouro, Vila Rosana, Morada do Sol e Antonio Frederico.

De acordo com Furrier, a intenção da Secretaria de Obras é que em pelo menos dois dias da semana seja realizado este tipo de trabalho. “Os mutirões são uma forma de deixar a cidade mais limpa e agradável, colaborando com o meio ambiente e prevenindo o surgimento de doenças, como a dengue”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Victor.

Apesar do cuidado da administração municipal com a limpeza da cidade, muitos ibiporaenses estão sendo negligentes com o descarte do seu lixo. “Observamos que muita gente ainda mistura o lixo reciclável ao entulho. Há algum tempo atrás recolhemos 21 sofás em um dia de operação. E é um tipo de material que o Município não tem onde depositar”, explica Victor.

O diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Diógenes Magri, informa que há cerca de 20 dias fiscais da pasta retomaram a fiscalização das caçambas. “Se constatamos material reciclável misturado ao entulho notificamos imediatamente o proprietário do imóvel. Caso a situação não seja regularizada, a multa varia de R$50,00 a R$50 mil”, explica Magri. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, nenhuma multa foi aplicada até agora no município.

Ele orienta que o lixo reciclável deve ser colocado nos sacos verdes que o caminhão da coleta seletiva recolhe. “A partir de abril cada caçambeiro emitirá a sua guia de transporte de resíduos e irá assiná-la junto com a pessoa que o contratou. Temos que pensar na questão da sustentabilidade. Os recursos são finitos e é fundamental aprender a reutilizar estes materiais”, observa Magri.

A seguir, uma orientação prática para que o morador tenha bem claro o que pode ser jogado na caçamba e o que é reciclável:

O QUE É ENTULHO – tijolo, pedra, areia, pedaços de calçada, ferro, pregos, concreto. O que for madeira (tábuas, sarrafos e escoras) pode ser colocado na caçamba, mas separado num canto.

O QUE PÔR NO RECICLÁVEL – latas, embalagens e sacos plásticos, sacos de cimento e de cal, caixas de azulejos, lona plástica e vidro.