Publicado em: 25/03/2013 11:50

Reinauguração do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges reúne centenas de pessoas

Reinauguração do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges reúne centenas de pessoas Reinauguração do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges reúne centenas de pessoas

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Dálgima Eik Mendes Borges, localizado no Jardim Pérola, foi reinaugurado na noite de sexta-feira (22). Estiveram presentes à cerimônia o prefeito José Maria Ferreira e sua esposa, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita, Sandra Moya, a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, a diretora do CMEI, Silmara Alberguine, e os vereadores Mari de Sá (PMDB), Orlando Ferreira (PSC), Lucas Botti (PMDB) e Marcos da Ambulância (PHS), representando o Legislativo Municipal. Secretários municipais, o pastor Marcos Wolcov, da Igreja Assembleia de Deus, imprensa local e comunidade também compareceram.

O CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges recebeu investimentos municipais de R$285.813, 47 e teve sua capacidade ampliada de 75 para 110 vagas. O CMEI atenderá crianças de 0 a 5 anos. O espaço foi ampliado de 178 para 423 metros quadrados, ganhando cozinha, refeitório, área de serviço, dois berçários, lactário e banheiro para berçário. As três salas de aula e os sanitários foram completamente reformados. A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, com acessibilidade para portadores de deficiência.

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, o imóvel, desde o início foi pensado para ser um espaço voltado à educação das crianças do município. "O prédio, desde a sua inauguração, na década de 90, foi pensado para atender à rede de pré-escola. E agora ele foi reformado e ampliado possibilitando, efetivamente, que ele seja um Centro de Educação Infantil", afirmou. A vice-prefeita, Sandra Moya, ressaltou mais esta conquista da administração.

"É uma grande conquista para a população de Ibiporã e para as mães trabalhadoras que precisam deixar seus filhos com segurança no Centro Municipal de Educação. Para nós, enquanto gestores públicos, é uma satisfação poder entregar este espaço público reformado e ampliado e com conforto para receber nossas crianças", relatou.

A Secretária Municipal de Educação, Margareth Coloniesi, agradeceu a paciência da comunidade para esperar que a obra fosse concluída. "Estou tendo a felicidade de entregar a obra, mas não participei do início do processo. Então agradeço imensamente aos que me antecederam e que juntaram esforços para que hoje pudéssemos entregar este presente à comunidade. Agradeço também aos pais que tiveram a paciência de aguardar pelo término desta obra", concluiu.

Inaugurado em 4 de dezembro de 1995, o CMEI é uma homenagem à Dálgima Eik Mendes Borges, uma das primeiras professoras de Ibiporã. Natural de Jardinópolis, SP, Dálgima começou a lecionar no Grupo Escolar Engenheiro Francisco G. Beltrão e chegou a ser diretora da instituição. Sua experiência profissional também foi marcada pela formação de futuras professoras no Magistério.

Durante a cerimônia, Dálgima Eik Mendes Borges, já falecida, foi representada pelos filhos Eliana, Ricardo e Adriana e pelos netos. Um vídeo exibido em homenagem à professora com relatos de ex-alunos e parentes emocionou a todos.

Confira a galeria de fotos.