Publicado em: 27/03/2013 11:08

Reunião define novo comitê do Programa Leite das Crianças

Reunião define novo comitê do Programa Leite das Crianças Reunião define novo comitê do Programa Leite das Crianças

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (26) na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura Municipal de Ibiporã foi formalizado o novo Comitê Gestor Municipal do Programa Estadual Leite das Crianças. Formado por representantes do poder público municipal, estadual e sociedade civil (entidades assistenciais e religiosas), o comitê tem o objetivo de fiscalizar a aplicação do programa no Município.

O governo estadual, representado pelo chefe regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Álvaro Marques, Carlos Kaminagakura, da regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (núcleo Londrina) e Horácio Utiamada, do Núcleo Regional de Ensino estabeleceram as novas deliberações da instrução normativa 003/2012, que trata da constituição e atribuições do comitê. De acordo com Marques, apenas o representante da sociedade civil tem mandato com duração de dois anos. Segundo a normativa, na primeira reunião será definido o coordenador do Comitê.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, foi escolhida titular de representante do governo municipal. A professora Geneci Gonçalves Viana foi reconduzida ao cargo de titular do governo estadual, e Sebastiana Tirado, da Pastoral da Criança, como representante da sociedade civil.  Das entidades que representaram a sociedade civil, integram o comitê a APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), Núcleo de Assistência à Alimentação Maior (NALMA), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI), Senhoras Voluntárias, Pastoral da Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar Pe. Leone e Igreja Presbiteriana Independente.

Os presentes também foram informados das mudanças nas regras do programa, dentre elas a condição prévia para acesso ao Leite das Crianças o cadastramento das famílias no Cadastro Único de Programas Sociais. "Somente terão acesso crianças (06 a 36 meses de idade) cujas famílias estiverem cadastradas no CadUnico, com o perfil de renda do programa (renda familiar per capita de meio salário mínimo regional - R$405,90)", informou Ana Cláudia.

De acordo com a secretária, as famílias beneficiadas pelo programa serão orientadas para inscrição no Cadastro Único. "Creio que o processo será tranquilo em Ibiporã, pois a secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), já operacionaliza as atividades no município", argumenta a secretária da pasta. "Com a inserção das famílias do CadUnico conseguiremos mapear melhor nossa situação socioeconômica para poder pensar em políticas de habitação, de saúde, de educação, porque tem vários programas do Governo Federal que estão associados aos dados do Cadastro Único", apontou Ana Cláudia.

Criado em 2003, o programa estadual Leite das Crianças tem o objetivo de auxiliar na redução das deficiências nutricionais da população infantil paranaense. Consiste na distribuição gratuita e diária de um litro de leite tipo pasteurizado, enriquecido com Ferro Quelato e Vitaminas "A" e "D". Em Ibiporã, cerca de 950 crianças são atendidas diariamente. Cada criança tem direito a um litro de leite, que é distribuído às mães três vezes por semana. Os pontos de entrega são cinco escolas - três estaduais e duas municipais.

Mais informações sobre o programa Leite das Crianças podem ser obtidas no CRAS - Rua João Barreto, esquina com São Vicentte de Paula. Telefones: 3178-0225/0226