Meio Ambiente

 

Publicado em: 04/04/2013 16:17

Secretaria do Meio Ambiente impede despejo irregular de entulho


Whatsapp

 

Secretaria do Meio Ambiente impede despejo irregular de entulho Secretaria do Meio Ambiente impede despejo irregular de entulho

As Polícias Militar e Civil, atendendo a uma solicitação da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Ambiente, apreenderam nesta quarta-feira (03) um caminhão que supostamente iria fazer o despejo de entulhos em um local irregular, uma chácara localizada à Rua Ilha Comprida, no Recanto do Engenho, em Ibiporã. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri, a equipe chegou ao local graças a uma denúncia anônima feita ao prefeito José Maria sobre depósito irregular de resíduos da construção civil naquele local.


Membros da Secretaria de Meio Ambiente investigavam o caso quando, na manhã de ontem, flagraram o veículo, um caminhão de uma empresa de transporte de resíduos de Londrina, chegando para descarregar. O motorista percebeu a presença do carro da Prefeitura e desistiu da ação. O caminhão foi perseguido e, nas proximidades do Jardim Beltrão, foi parado.


Os policiais militares fizeram a apreensão do veículo e encaminhamento das partes envolvidas à Delegacia de Ibiporã, onde todos foram ouvidos. O motorista não portava a guia de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), necessária para este tipo de serviço. De acordo com Magri, foi instaurado inquérito por crime ambiental.


Segundo o diretor do Meio Ambiente, no fundo de vale onde o caminhão foi flagrado existe uma quantidade de lixo referente a 200 caminhões de entulho. “O problema é que o material está todo misturado, resíduos da construção civil juntamente com papel, roupa, isopor, móveis. É grande o prejuízo ambiental. Lá já foi constatada a derrubada e queimada de árvores nativas, e a possibilidade de contaminação do lençol freático, além de facilitar a proliferação de doenças como a dengue”, explicou.


Magri enfatiza que a população teve um papel fundamental no caso. “Esta situação é um exemplo de que a denúncia funciona. Qualquer constatação de crimes ambientais deve ser informada à Secretaria de Meio Ambiente ou à Polícia Militar, pelo telefones 190 ou 3178-8400 ou [email protected]


Imagens