Publicado em: 05/04/2013 12:50

Ainda dá tempo! Destine parte do imposto de renda para entidades sociais

Ainda dá tempo! Destine parte do imposto de renda para entidades sociais Ainda dá tempo! Destine parte do imposto de renda para entidades sociais

Você sabia que seu imposto de renda pode proteger as crianças da nossa cidade? O dia 30 de abril é o prazo final para aqueles que querem destinar parte do imposto a entidades que atuam junto à rede de proteção a crianças e adolescentes de nosso Município. Até o dia 31 de dezembro de 2012 era possível, às pessoas físicas, doar 6% e pessoas jurídicas até 1% do imposto. Para o abatimento ocorrer ainda este ano, pode ser doado até 3% do valor da declaração e empresas podem destinar 1% do lucro real a qualquer tempo.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, os empresários e a comunidade podem decidir para quem querem destinar, contanto que a entidade esteja cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA. Após a decisão, basta entrar em contato com o contador para calcular o valor do imposto a ser destinado. "Nós instruímos todos os escritórios de contabilidade do município para que eles fiquem atentos as pessoas que os procurarem para destinar parte do imposto de renda e também para que possam contribuir com o Conselho e com Ibiporã oferecendo este serviço aos seus clientes", afirma Ana Cláudia.

Para concluir a destinação, é necessário ir à Secretaria Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Secretaria de Assistência Social, para receber o recibo com o valor destinado. Também há a possibilidade de depositar direto na conta do FMDCA, apresentar o comprovante de depósito e informar a entidade que deseja repassar a destinação. “A iniciativa tem crescido anualmente e trabalhamos na perspectiva de conseguir novos destinadores. A destinação não pesa no bolso, e o contribuinte tem a possibilidade de gerenciar parte do seu Imposto de Renda conforme sua vontade. E mais ainda: ficar próximo da entidade podendo, inclusive, fiscalizar como o dinheiro foi aplicado”, argumenta a secretária.

Em Ibiporã, 10 entidades estão cadastradas no CMDCA e aptas a receber parte do imposto de renda. São elas:

APADEVI – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – REG. CMDCA Nº 01/2002
APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – REG. CMDCA Nº 002/2002
APMIF – Associação de Proteção à Maternidade, infância e Família – REG. CMDCA Nº 004/2002
PASTORAL DA CRIANÇA – REG. CMDCA Nº 007/2002
NALMA – Núcleo Alimentação Maior – REG. CMDCA Nº 009/2003
AGINARI – Associação de Ginástica Rítmica - REG. CMDCA Nº 011/2012
ACAREI – Associação de Capoeira da Região de Ibiporã - REG. CMDCA Nº 012/2012
CENTRO CULTURAL ESPAÇO VIDA - REG. CMDCA Nº 013/2012
APASI – Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã - REG. CMDCA Nº 014/2012
GRUPO VALORIZANDO A ESPERANÇA - REG. CMDCA Nº 015/2012

SERVIÇO:

- CMDCA IBIPORÃ: Rua João Barreto esq/ Av. Mário de Menezes - Complexo SocioEducacional, Cultural e Turístico de Ibiporã  (Antiga Estação Ferroviária).

- Fones: (43) 3178-0397 ou 3178-0395

- CONTA FMDCA: