Publicado em: 14/05/2010 11:37

PGRS

Evento no dia 2 de junho vai orientar os empresários locais sobre como gerenciar resíduos sólidos

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, a Master Ambiental promoverá no dia 2 de junho, um workshop sobre como elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de forma a respeitar as novas legislações e o meio ambiente. O workshop será das 13h30 às 18 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI).

O evento é destinado a empresários, profissionais e estudantes. O responsável técnico da Master, Fernando de Barros, irá orientar donos de restaurantes, supermercados, lanchonetes, pizzarias, indústrias e lojas sobre a elaboração do PGRS.

O Plano é obrigatório para toda atividade que gere mais de 600 litros de resíduos por semana. O curso é uma parceria da Master com a ACEIBI, com a Prefeitura Municipal e o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã (SAMAE).

Podem se inscrever gratuitamente os associados da ACEIBI, funcionários da Prefeitura e do SAMAE, além de alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Olavo Bilac.

O curso integra um projeto mais amplo - implantado no município no final do ano passado - de coleta seletiva e destinação correta dos resíduos domiciliares e comerciais. Pioneiro no Brasil, o projeto objetiva a implantação do PGRS em Ibiporã, que irá disciplinar a coleta, separação, armazenamento e destinação de todo o lixo produzido em Ibiporã - das residências, comércio, indústrias, serviços de saúde e da construção civil.

A participação de todos nesse processo é fundamental. Além de reduzir o impacto ao meio ambiente, a separação e a destinação corretas dos resíduos trazem benefícios à comunidade, na medida em que diminui consideravelmente o volume de lixo a ser tratado pela prefeitura.

"Segregando adequadamente o material orgânico e os recicláveis, somente cerca de 20% do lixo, que é o rejeito, acaba indo para vala séptica da prefeitura", afirma Barros. "Ao tratar uma quantidade bem menor de lixo, sobram recursos para a prefeitura investir em outras áreas, como saúde e educação."

O material orgânico (restos de comida, principalmente) é compostado e vira adubo, enquanto os recicláveis voltam para a indústria de transformação em forma de matéria-prima. Esse, segundo ele, é outro ponto fundamental do PGRS: a possibilidade real de aumentar a receita das empresas pela comercialização de papel, papelão, plástico, vidro e outros materiais reaproveitáveis.

INSCRIÇÕES - Os interessados devem acessar o site www.masterambiental.com.br/cursos, preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail [email protected] até o dia 25 de maio. Mais informações na ACEIBI, pelo fone (43) 3158-1260.