Publicado em: 14/05/2010 12:25

Óleo de fritura vai virar biodiesel

Óleo de fritura vai virar biodiesel Óleo de fritura vai virar biodiesel

Isso graças a uma parceria que a empresa Big Frango, de Rolândia, firmará com as Prefeituras da região Norte para o recolhimento do óleo de cozinha produzido nos estabelecimentos e nas residências para ser usado pela usina de biodiesel da Big Frango, cuja planta industrial está em fase de implantação e exigirá um investimento de R$ 5 milhões.

E Ibiporã mais uma vez saiu na frente dos demais municípios, pois foi a primeira Prefeitura da região a celebrar convênio com a empresa, o que aconteceu nesta quinta-feira, dia 13, no gabinete do prefeito José Maria. Estiveram presentes e assinaram o termo o diretor do grupo, Eduardo Vilela de Magalhães; o gerente da usina de biodiesel, Dulcídio Demarchi Jr.; e o gerente ambiental, Anderson Buss Cardoso.

José Maria colocou à disposição da Big Frango toda a estrutura da Administração Municipal - escolas, secretarias e órgãos públicos - para ajudarem na conscientização da comunidade sobre o programa de coleta. "Esse trabalho terá uma importância imensa para o nosso município, pois além de acabarmos com o dano ambiental com o óleo que é jogado nas pias, encanamentos ou na terra, esse produto será reutilizado e transformado em algo bom", ressaltou o prefeito.

José Maria garantiu aos diretores que a iniciativa dará resultados imediatos para a empresa, "pois a cidade responde rapidamente às campanhas educativas lançadas". "Principalmente quando elas são levadas às escolas", completou.

De acordo Eduardo Magalhães, pesquisas apontam que cada família consome em média quatro latas de óleo por mês. Desse total, 30% do resíduo é descartado após a fritura. "Queremos recolher todo esse material, o que dará em média 20 toneladas por mês numa cidade como Ibiporã, que tem 17 mil domicílios", informou.