Geral

 

Publicado em: 12/04/2013 08:00

Vacinação contra a gripe começa dia 15 de abril


Whatsapp

 

Vacinação contra a gripe começa dia 15 de abril Vacinação contra a gripe começa dia 15 de abril


A Secretaria de Saúde de Ibiporã realizará a 15ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe, no período de 15 a 26 de abril, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin. No dia 20 de abril, primeiro sábado da campanha, será o Dia D contra a gripe, com plantão de vacinação, das 8 às 17 horas, em todas as UBSs, à exceção do posto Taquara do Reino.


Serão disponibilizadas 11.494 doses da vacina para atender os grupos determinados pelo Ministério da Saúde - crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias), idosos com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas. A novidade deste ano é a inclusão das mães em período pós-parto de até 45 dias e dos doentes crônicos, que agora serão vacinados nas unidades de saúde.  A meta é vacinar no mínimo 80% do público-alvo da campanha.


Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Riechel, todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza (gripe) sazonal devem receber apenas uma dose em 2013. Deve ser indicado o esquema de duas doses para as crianças com menos de nove anos (indígenas e crianças com comorbidades) que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose. Mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto. Já os portadores de doenças crônicas deverão apresentar prescrição médica no ato da vacinação.


 A vacina, que previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no País, incluindo o H1N1, tem como objetivo reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos, sendo por isso indicada prioritariamente para as pessoas de maior risco, que constituem os grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde. A vacina para outros grupos ou segmentos somente será disponibilizada após o encerramento oficial da campanha e conforme liberação da Secretaria Estadual de Saúde de acordo com a disponibilidade de doses.


A orientação é para que a população procure a vacinação na unidade mais próxima de casa, para que seja criado vínculo com a UBS. A vacina contra as Influenzas (vírus da gripe) tem uma janela imunológica de 15 dias, ou seja, após a aplicação ela demora em torno de duas semanas para conceder imunidade. Por isso, é importante que as pessoas não adiem a vacinação para os últimos dias da campanha e procurem a vacina já nos primeiros dias. "A vacina só não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate). Se a pessoa estiver gripada, deve esperar um pouco se imunizar", orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.


O que a população pode fazer para evitar a gripe?


Como medida geral de prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória, recomenda-se:


- Higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Usar lenço de papel descartável;
- Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
- Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas);
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
- É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
- Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação;
- Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.