Publicado em: 10/04/2013 11:17

Empresa da área educacional conhece projeto das lousas digitais

Empresa da área educacional conhece projeto das lousas digitais Empresa da área educacional conhece projeto das lousas digitais

Representantes da empresa Neo Educ, de Cornélio Procópio, estiveram nesta terça-feira (09) em Ibiporã para conhecer o projeto das lousas digitais. O sócio-diretor, Mauro Viecili, e o diretor de expansão, Roberto Gonçalves, foram recebidos pela vice-prefeita, Sandra Moya, a secretária municipal de Educação, Margareth Rodrigues Coloniezi, o diretor do Departamento Municipal de Tecnologia da Informação, Junior Frederico Aliano, e a coordenadora de projetos educacionais da MStech, Janaine de Brito, que esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do recurso tecnológico e resultados obtidos no processo de aprendizagem. “Somos provedores de estrutura e serviços de suporte a Ensino a Distância de alto nível, e é importante conhecer a experiência pioneira e bem sucedida de Ibiporã”, ressaltou Gonçalves.

Após esclarecer as dúvidas, os empresários foram conhecer a utilização das lousas digitais na Escola Municipal Alice Roma Schmitt, no Jardim San Rafael. Na Alice Roma, o recurso é utilizado em todos os anos do Ensino Fundamental. “Ibiporã é a primeira cidade do estado a utilizar a tecnologia, portanto, serve de piloto para outros municípios. Esta empresa presta serviço a várias Prefeituras, e é importante repassarmos a nossa experiência para que não apresentem as mesmas dificuldades que tivemos no início do projeto”, argumenta Sandra Moya.

A secretária de Educação destaca que o fato da aplicação das lousas interativas no ensino de Ibiporã servir de modelo para outros municípios é motivo de orgulho. “A internet, os exercícios interativos e o acervo midiático colaboram para o interesse e a participação em sala de aula. Os professores estão bastante motivados também e sabem que são a peça chave nesta interação”, afirma Margareth. De acordo com ela, 78 das 110 salas de aula das escolas da educação infantil estão equipadas com as lousas digitais. “Estamos fazendo um trabalho consistente na vivência prática desta tecnologia para a construção do conhecimento e a intenção é que toda a rede de ensino seja contemplada com o recurso até o final do ano”, adiantou.

O Município obteve um aumento expressivo na nota da última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - 5.2, dois décimos acima do previsto, o que fez do município o único da região a apresentar crescimento no ranking. Em 2009, época em que as lousas digitais começaram a ser testadas, a nota no Ideb foi de 4.6.