Cultura e Turismo

 

Publicado em: 18/05/2010 10:26

Fundação Cultural reduz uso de copos plásticos


Whatsapp

 

Fundação Cultural reduz uso de copos plásticos Fundação Cultural reduz uso de copos plásticos

   A equipe do Museu Histórico de Ibiporã e o \"Espaço de Memória\" lançaram no último dia 12, a campanha: \"A Fundação Reutiliza: todos pela preservação ambiental\", cuja proposta é conscientizar alunos e funcionários da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) sobre a importância de reutilizar os materiais, ao invés de descartar.

   \"Nosso objetivo é incentivar o hábito de reutilizar o mesmo copo ao longo do dia, ou substituir os copos plásticos por canecas de: acrílico, de alumínio ou de porcelana\", afirmou a jornalista Ana Maria Alcântara, que idealizou a campanha juntamente com Amanda Larissa Zilli, estagiária do curso de História da UEL.

   A campanha será desenvolvida sem nenhum custo financeiro para a Fundação Cultural, por isso, todo o material da ação foi customizado à mão e os convites foram enviados por e-mail.

   \"Essa campanha se justifica pela necessidade de formarmos cidadãos conscientes das questões ambientais e também porque as ações desenvolvidas com o nosso público interno vão refletir em menor consumo de plástico e gerar resultados que extrapolam os limites físicos da Fundação.

   Para marcar o início da campanha foi realizada no dia 12 a palestra \"Plásticos e Meio Ambiente\", dirigida a todos os funcionários e alunos da FCI. A palestrante foi Luciana Cividatti, mestra e doutoranda em Química da UEL. Segundo ela, o plástico, apesar de reciclável, não pode mais ser usado de forma indiscriminada.

   Luciana disse que ao longo de 30 anos de trabalho uma pessoa consome cerca de 40 mil copos plásticos. \"Essa é uma média absurda e as pessoas muitas vezes não notam isso. Muitos pegam um copo, tomam água e jogam ele fora para depois pegar outro copo descartável para tomar água dali a uma hora. Com isso, usam em média quatro copos plásticos de água por dia e mais dois de cafezinho. E o pior é que esse plástico leva em torno de 50 anos para se decompor. O ideal é o que estão fazendo por aqui: cada um começar a usar a sua caneca ou sua garrafa para acabar com esse uso de descartáveis\", enfatizou a pesquisadora.