Publicado em: 15/04/2013 16:01

Ibiporã recebe patrulha para recuperar estradas rurais

Ibiporã recebe patrulha para recuperar estradas rurais Ibiporã recebe patrulha para recuperar estradas rurais

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Entorno do Paranapanema (Cidrepar) receberam nesta segunda-feira (15) uma Patrulha do Campo. Ibiporã, além dos municípios de Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso integram o Cidrepar.

São 12 equipamentos - escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes, além de um automóvel para locomoção da equipe - destinados à conservação e recuperação das estradas rurais. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, os equipamentos foram cedidos aos municípios por meio de um convênio entre o governo estadual e o Cidrepar. "Os equipamentos ficam, em média, 40 dias em cada município. O trabalho iniciará por Alvorada do Sul. Ibiporã será a última cidade a receber a Patrulha do Campo, porque as nossas estradas rurais estão em melhores condições de tráfego em comparação com as das outras cidades", informou Falkowski.

De acordo com o secretário de Agricultura, o maquinário será utilizado em locais em que os equipamentos da Prefeitura têm dificuldade em chegar. "São cerca de 15 quilômetros de trechos pedregosos ou com barrancos grandes, que, com as máquinas maiores melhorarão a qualidade das estradas rurais", explicou.

O programa Patrulha do Campo apoia os municípios organizados em consórcios intermunicipais, com o repasse de máquinas e equipamentos especializados para obras de manutenção, conservação e adequação em estradas rurais. Os municípios arcam com as despesas de combustível (óleo diesel) e operadores.

Na primeira fase serão entregues 30 patrulhas. Até 2014, a meta é disponibilizar 60 conjuntos de equipamentos. Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. O gerenciamento do sistema é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

Além de maquinário, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação das estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios, com o aporte de R$ 110 milhões.

O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais, por onde passam 30 milhões de toneladas de grãos por ano e um grande volume de frangos, suínos, bovinos, leite, madeira, hortaliças, insumos agrícolas, entre outros produtos do meio rural.