Geral

 

Publicado em: 26/04/2013 14:28

Albertina Duarte comenta experiência da Casa do Adolescente em Ibiporã


Whatsapp

 

Albertina Duarte comenta experiência da Casa do Adolescente em Ibiporã Albertina Duarte comenta experiência da Casa do Adolescente em Ibiporã


O Comitê de Prevenção de Álcool e Drogas de Ibiporã reuniu-se nesta quarta-feira (24) com a coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti, para discutir a experiência da Casa do Adolescente. Albertina é responsável pela implantação de 29 casas somente no estado de São Paulo, além de ter auxiliado a viabilizar o projeto nas cidades paranaenses de Faxinal e Ivaiporã. A vinda da médica e professora do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) a Ibiporã foi intermediada por Rafael Eik Ferreira.


Nestes espaços é oferecido atendimento integral e gratuito a quem tem entre 10 e 20 anos. Uma equipe multidisciplinar está disponível para tirar dúvidas sobre o corpo, sexualidade, gravidez precoce, ocorrendo ainda uma grande abordagem em aspectos de ordem física, psicológica e sociais, tornando a casa do adolescente um lar para os jovens que precisam dela.


Antes de comentar sobre o projeto, Albertina traçou um perfil do adolescente e os riscos aos quais ele mais está suscetível: gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e contato com drogas. "Esta fase da vida é marcada por profundas mudanças na relação com o corpo, com o outro, os pais e a sociedade. Ele é produto do que lhe é oferecido. Se ele não encontra afeto e oportunidade, estará mais vulnerável a situações de risco. Por isso a importância da prevenção primária", argumentou a responsável pelo ambulatório de Ginecologia da Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Ao relatar as experiências e dificuldades do projeto, Albertina ressaltou que mais que uma estrutura física, a Casa do Adolescente é um espaço mental, onde a pessoa é acolhida e encontra a possibilidade de falar, aprender, compartilhar experiências e sentimentos, e assim, se fortalecer. "Realizamos dinâmicas de grupo, oficinas, orientações nutricionais, cursos de sensibilização, criando uma verdadeira cultura do adolescente", pontuou a profissional. Albertina apresentou números que apontaram a redução de casos de gravidez, mortalidade infantil, uso de drogas e DSTs nas cidades onde funcionam as casas do adolescente.


Ao destacar a importância da criação de uma rede de cuidados ao adolescente, Albertina elogiou a estrutura existente em Ibiporã e sugeriu que os setores se integrem para potencializar o trabalho que já vem sendo feito e oferecer ume espaço de atendimento integral e multidisciplinar ao adolescente. Agradecendo a contribuição de Albertina, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, afirmou que o trabalho da médica vem de encontro à proposta da Administração de priorizar a saúde e a educação.


A secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, destacou que a implantação de uma Casa do Adolescente é uma das metas do recém-criado comitê, cujo objetivo é organizar uma rede de cuidados aos dependentes químicos, além de estruturar, articular e ampliar ações voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de drogas. "Já temos ações pontuais como o Grupo de Escuta do Nasf e as orientações nutricionais e sobre sexualidade nas escolas. Alguns dos nossos profissionais passarão por capacitação com a doutora Albertina, para, em breve, formarmos redes de apoio aos adolescentes. Creio que em breve Ibiporã será uma referência no atendimento ao adolescente", assegurou Leilaine.


Integram o grupo representantes das secretarias municipais de Saúde, Cultura e Turismo, Educação, Assistência Social, Trabalho, Esporte, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), Conselho Tutelar, Grupo Valorizando a Esperança e representantes das igrejas.