Publicado em: 30/04/2013 15:54

Escolas da rede municipal participam de mais um Prêmio Seara

Escolas da rede municipal participam de mais um Prêmio Seara Escolas da rede municipal participam de mais um Prêmio Seara

Ibiporã terá novamente uma grande participação no Prêmio Seara Estudante. Segundo a assessora de Artes da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Aparecida Alves Maia, 564 alunos do 5º ano de 13 escolas da rede municipal participam da edição 2013 do prêmio.

O tema deste ano é "Reciclando na Escola". A ideia é que os alunos confeccionem objetos tendo como matéria-prima os resíduos gerados prioritariamente no ambiente escolar - recicláveis e orgânicos. O objetivo é promover a criatividade dos alunos associada à consciência de que a reciclagem abre caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades, tendo como ponto de partida a reflexão sobre o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos gerados nas escolas. "As equipes estão empenhadas na confecção dos trabalhos. Ibiporã já foi premiada em edições anteriores e o município tem um programa de separação de lixo reconhecido nacionalmente. Se a criança recicla na escola, também reciclará em outros ambientes, tornando-se uma multiplicadora de ideias que contribuam para a construção de um mundo melhor", enfatiza Isabel.

Como parte do trabalho de motivação dos alunos, em edições anteriores foram ministradas palestras de conscientização às turmas participantes, que contaram com a colaboração do diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini, gestor do programa de coleta seletiva de Ibiporã.

De acordo com Isabel, nos dias 14 e 15 de maio os trabalhos realizados em sala de aula ficarão expostos no Auditório dos Pioneiros, no Centro Sócio-turístico Educacional de Ibiporã, antiga Estação Ferroviária.

A expectativa dos organizadores do 4º Prêmio Seara Estudante é que cinco mil alunos de 13 municípios do Norte: Londrina, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Marialva, Primeiro de Maio, Rolândia, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Sertanópolis participem do evento pedagógico ambiental.

Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho. O trabalho vencedor renderá um notebook a cada aluno do grupo, R$ 10 mil ao professor que o orientou e R$ 34 mil à escola, que deve aplicar esse recurso necessariamente em projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

Mais informações pelo site: www.premioseara.com.br