Publicado em: 21/05/2010 15:47

Capoeira

No último dia 13, a Acareí esteve em colégios da cidade, em comemoração à Abolição da Escravatura.

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. Acredita-se que a palavra capoeira seja originária do tupi e refira-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Acareí firmaram convênio em Outubro/2009, para oportunizar aos alunos de sete Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Municipal a aprendizagem de tão importante manifestação cultural. Com vocês, os alunos da Associação Acareí, sob a coordenação do Mestre Cláudio, tendo com co-participantes Mestre Cidinho e seus respectivos alunos e monitores.

No último dia 13 de Maio, a Acareí esteve em alguns colégios de nossa cidade e se apresentou com alguns alunos e professores, em comemoração à Abolição da Escravatura e a assinatura da Lei Áurea. Segundo o mestre Cláudio, houve grande participação e a empolgação das comunidades escolares onde as apresentações se realizaram.