Publicado em: 24/05/2010 16:49

Prefeitura dá o exemplo e inicia separação de lixo

Prefeitura dá o exemplo e inicia separação de lixo Prefeitura dá o exemplo e inicia separação de lixo

Implantado em outubro de 2009, o inédito sistema de separação de resíduos no município de Ibiporã está fazendo a diferença em benefício do meio ambiente local. Com a nova campanha, o município deixou de enterrar em sua vala 30 toneladas de lixo/dia, em média, reduzindo esse volume para apenas quatro toneladas/dia.

Agora, somente a parte que é considerada rejeito está indo para o aterro sanitário municipal. O lixo orgânico e o reciclável estão sendo recolhidos pela empresa Kurica Seleta para reaproveitamento e produção de compostagem.

Para reforçar a separação também nas empresas e instituições, a Prefeitura adquiriu lixeiras e as colocou na sede administrativa, a fim de dar exemplo a toda a comunidade e fazer um trabalho de educação ambiental. E está convidando os demais estabelecimentos públicos, lojas e indústrias da cidade a fazerem o mesmo, ajudando assim nesta campanha que inovou na forma de se separar os resíduos.

\"Esta adequação faz parte do plano municipal do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que, além de segregar os resíduos e incentivar o máximo de reaproveitamento, busca diminuir o gasto com papel, que é o principal resíduo gerado na atividade da Prefeitura\", afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Henrique Frederico. A ação busca ainda economizar energia e água dentro dos prédios municipais.

Para melhor informar os servidores, alunos e as milhares de pessoas que vêm diariamente à Prefeitura, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente espalhou pelos corredores placas de orientação sobre o A3P, cujo lema segue a filosofia dos \"3Rs\": reduzir, reutilizar e reciclar.

As placas do programa também serão colocadas nos demais prédios municipais: escolas, postos de saúde e centros de atendimento.