Publicado em: 17/05/2013 15:24

Professoras participam de mais uma formatura do Viver Digital

Professoras participam de mais uma formatura do Viver Digital Professoras participam de mais uma formatura do Viver Digital

Sessenta e cinco professoras da rede municipal de ensino de Ibiporã receberam na noite desta quinta-feira (16), no Auditório dos Pioneiros, os certificados de formação inicial e continuada do curso de "Formação em Tecnologia para Educação" ministrado pelo Programa Viver Digital. Além das professoras, participaram da formatura a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ibiporã, Junior Aliano, a coordenadora de projetos educacionais do Programa Viver Digital, Janaine Brito e alunos.

As professoras da formação inicial passaram por 30 horas de capacitação. Já as da formação continuada por 40 horas. Segundo Janaine, o objetivo do curso é capacitar as professoras quanto ao uso dos recursos tecnológicos digitais na educação. A capacitação é oferecida pela Administração Municipal, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Tecnologia da Informação (TI), e executado pela empresa MStech, idealizadora e responsável pelo desenvolvimento do Viver Digital.

Desde que o programa foi implantado, em 2010, 271 professores foram capacitados, atingindo 2700 alunos do 1º ao 5º da Rede Municipal. Atualmente, 78 lousas digitais são utilizadas como recurso pedagógico em 13 escolas da rede municipal e no Centro de Atendimento Especializado na Área de Surdez do Município de Ibiporã (CAESMI). "Percebemos que as professoras estão cada vez mais engajadas nos cursos do programa, tanto os presenciais como os a distância, e isso se reflete em sala de aula, com alunos cada vez mais motivados e produtivos", afirmou Janaine.

A coordenadora do programa em Ibiporã ressaltou que o trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e o Viver Digital resultaram no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi 5.2 décimos acima do previsto, o que fez do município o único da região a apresentar crescimento no ranking. Em 2009, época em que as lousas digitais começaram a ser testadas, a nota no Ideb foi de 4.6.